Mostar Play The Movie – Etapa em Belo Jardim

 Entre os destaques da programação está “Clara Estrela” que terá sessão com audiodescrição e janela de libras. A Mostra também comtempla imersão com o grupo TOMAGA e oficina de videoclipes, completamente gratuitas.

Como parte da programação do Festival No Ar Coquetel Molotov, a Mostra Play The Movie, em Belo Jardim, chega a sua quinta edição, com patrocínio das Baterias Moura e Uninassau através da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Na programação da Mostra na terra de músicos, as sessões trazem gratuitamente clipes e documentários inéditos entre os dias 15 e 18 de outubro no Cine Teatro Cultura, encerrando-se com um cine-concerto especial com o duo internacional TOMAGA, que está vindo ao Brasil através do programa Pontes do Oi Futuro, instituto de inovação e criatividade da Oi, e do British Council.

A programação tem início no dia 15, às 14h, com uma Imersão com o grupo TOMAGA. Será uma residência artístico-musical com a participação de artistas e músicos da cidade, através de uma vivência com interessados em música, dança e audiovisual. Serão exploradas as performances realizadas pelo grupo em um espetáculo multimídia, onde o público local terá a chance de entender como realizar completamente uma apresentação que vai além do palco.

A partir das 19h do mesmo dia, com uma seleção de videoclipes escolhidos por uma convocatória a nível nacional, a Mostra dá o start nas exibições. Às 19h30, o público terá a oportunidade de assistir “Clara Estrela”, filme dos diretores Susanna Lira e Rodrigo Alzuguir, que narra por meio de entrevistas em diversos programas de TV e rádio, a trajetória de Clara Nunes, cantora que conquistou o Brasil e vários países do mundo. O documentário também terá uma sessão acessível com audiodescrição e janela de libras para pessoas com deficiência visual e auditiva.

No segundo dia de programação, dia 16, a Mostra exibe “Erlon Chaves – Maestro do Veneno”, filme que retrata a vida do extraordinário músico brasileiro que começou sua carreira no rádio, trabalhou como arranjador, compositor de trilhas para TV e cinema e foi precursor da soul music no Brasil com a banda Veneno. A direção do longa é assinada por Alessandro Gamo.

No dia 17, a mostra promove, a partir das 14h, a oficina “Produção de Videoclipes com Smartphone”. Mediada por Rostand Costa, a oficina explora as possibilidades de criação de videoclipes de muita qualidade usando a criatividade, luz, música, ação e um celular.

Ás 19h30, a Play The Movie apresenta “Pipoca Moderna”, de Helder Lopes. O documentário acompanha Sebastião Biano, último integrante original da Banda de Pífanos de Caruaru durante suas viagens por Pernambuco junto com seus sobrinhos, também músicos, enquanto reencontram seus familiares, amigos e realizam gravações e shows.

Outro destaque da Mostra é “Slam – Voz de Levante”, das diretoras Tatiana Lohmann e Roberta Estrela D’Alva, que será exibido no dia 18, às 19h30. O filme fala sobre as cenas culturais de Chicago, Nova York, Paris e São Paulo, com suas poetry slams, batalhas poéticas performáticas que se firmam como encontros que instigam a criatividade e o convívio entre pessoas diferentes e que surgem diante da onda política conservadora mundial.

Ainda no dia 18, além da programação de filmes, a Mostra apresenta em seu encerramento um cine-concerto especial com a presença do duo TOMAGA, formado pelo britânico Tom Relleen e a italiana Valentina Magaletti. Os dois trabalham com música experimental e apresentam improvisações misturando ritmos em uma música ambiente que se move entre o industrial, a psicodelia e o minimalismo. O show acontece simultaneamente à projeção de videos experimentais a partir das 20h45, no Chaminé.

A vinda da dupla ao festival foi viabilizada através da seleção de projetos do programa Pontes, uma parceria entre o Oi Futuro e British Council que oferece novas alternativas de fomento aos festivais brasileiros e promove a produção artística do Reino Unido no Brasil.

A Mostra Play The Movie está aberta a todos os apreciadores de música e da sétima arte, que dificilmente tem a chance de ver estas obras em tela grande.

PROGRAMAÇÃO

MOSTRA PLAY THE MOVIE BELO JARDIM – 5ª EDIÇÃO

15/out

Cine Teatro Cultura

14h00 – Imersão com o grupo TOMAGA

19h00 – Seleção de videoclipes da Convocatória Play The Movie 2019

19h30 – Sessão acessível – “Clara Estrela” (Dir: Susanna Lira e Rodrigo Alzuguir)

16/out

Cine Teatro Cultura

19h00 – Seleção de videoclipes da Convocatória Play The Movie 2019

19h30 – “Erlon Chaves – Maestro do Veneno” (Dir: Alessandro Gamo)

17/out

Cine Teatro Cultura

14H00 – Oficina Produção de Videoclipes com Smartphone, por Rostand Costa

19h00 – Seleção de videoclipes da Convocatória Play The Movie 2019

19h30 – “Pipoca Moderna” (Dir: Helder Lopes)

18/out

Cine Teatro Cultura

19h00 – Seleção de videoclipes da Convocatória Play The Movie 2019

19h30 – “Slam – Voz de Levante” (Dir: Tatiana Lohmann e Roberta Estrela D’Alva)

18/out

Chaminé

20h45 – TOMAGA – Cine-Concerto ao vivo

MOSTRA PLAY THE  MOVIE 2019 – BELO JARDIM

De 15 a 18 de outubro

Cine Teatro Cultura e Chaminé, em Belo Jardim

Entrada Gratuita

Clara Nunes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *