Empresários do Comércio Tradicional mostram otimismo para o Dia das Mães 2023
Segundo a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Pernambuco, Fecomércio PE, o feriado de Dia das Mães de 2023 promete ser movimentado até o último momento no Estado, com a expectativa de que 78,2% dos pernambucanos celebrem uma das datas mais importantes para o comércio. É o que demonstra a “Sondagem de Opinião do Dia das Mães 2023”, realizada pela Federação junto a CEPLAN, entre os dias 3 e 7 de abril, em 17 cidades pernambucanas que se destacam por ser forte comércio.
A pesquisa também observou que a proporção de pessoas que pretendem comemorar diminui à medida que a faixa etária aumenta, variando de 85% entre os mais jovens (18-29 anos) a 63,7% entre as pessoas com mais de 50 anos. Ao analisar a renda familiar, o percentual de comemoração varia de 82% para famílias que possuem acima de 5 salários-mínimos e 75% para a faixa de renda entre 1 e 2 salários mínimos. Quanto às formas de comemoração, 50,6% dos pernambucanos irão presentear alguém, 41,3% comemorarão em casa, 16,7% frequentarão restaurantes e 7,4% viajarão.
Em relação ao momento de compra dos presentes, 54% dos consumidores que pretendem presentear planejam efetivar a compra na mesma semana do Dia das Mães, e 19,2% pretendem realizá-la duas semanas antes. A efetivação das compras em cima da hora é mais preponderante entre os jovens (18-29 anos), dos quais 58,8% pretendem efetivar a compra na mesma semana da comemoração. Já o preço médio dos presentes foi estimado em R$170 por consumidor, variando de R$162 entre as mulheres a R$179 entre os homens.
Quanto aos locais/canais de compra dos presentes, 45,4% dos consumidores pretendem efetivar suas compras no comércio tradicional, 39,7% em shopping centers e 14,6% por meio do comércio eletrônico.
A forma de pagamento mais utilizada para presentear no Dia das Mães será o cartão de crédito. A intenção de utilizar essa forma de pagamento a prazo é de 38,1% para a faixa de renda mais baixa (entre 1 e 2 salários-mínimos) e alcança 65,4% entre aqueles com renda familiar acima de 5 salários-mínimos.
Sobre os itens mais procurados pelos consumidores, destacam-se roupas (31,9%), perfumes e cosméticos (29,1%), calçados (15,6%) e bolsas e carteiras (12,2%). São presentes com menor valor econômico adicionado, que comprometem menos o orçamento, mas não deixam a data comemorativa passar em branco.
A expectativa de desempenho nas vendas para o Dia das Mães deste ano é otimista entre os empresários do varejo de shopping, com 83,5% acreditando que venderão mais do que em 2022. Já entre os empresários de alimentação, 73,9% acreditam que venderão mais do que no ano anterior. No entanto, esse otimismo é reduzido quando analisamos o comércio tradicional, com apenas 72,8% dos varejistas tradicionais acreditando que suas vendas superarão o Dia das Mães do ano passado, enquanto apenas 71,3% dos empresários de alimentação compartilham dessa mesma perspectiva.
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