DestaqueDirija Auto

Fiat Topolino e Fiat 500e: Dois modelos elétricos acelerando a transformação do mercado automotivo brasileiro

De acordo com um levantamento feito pela startup franco-brasileira Simplex, uma plataforma de inteligência artificial que rastreia buscas online, houve um aumento significativo nas buscas dos consumidores brasileiros por Topolino nos principais e-commerces do país em maio. O Topolino, um novo minicarro elétrico da Fiat que ainda não chegou ao Brasil e parece não estar a caminho, gerou grande interesse no mercado automotivo. O veículo, inspirado no Fiat 500 original dos anos 1930 (também conhecido como Topolino), alimentou a curiosidade dos brasileiros pela versão elétrica do Fiat 500 (Fiat 500e), que está disponível no país desde 2021.

Este interesse colocou o Fiat 500e em segundo lugar na lista dos 10 itens mais desejados de maio, com um aumento surpreendente de 1.750% em comparação com abril. Isso ilustra como o anúncio de um novo modelo em um país estrangeiro pode impulsionar a demanda por modelos similares no Brasil, neste caso, o Fiat 500e.

O novo Fiat Topolino, de fato, é um pequeno carro urbano que a Stellantis não conseguiu homologar no Brasil como um automóvel. Em vez disso, está sendo posicionado como uma “solução de mobilidade”.

Esta movimentação está alinhada com uma tendência global de eletrificação dos transportes. A Agência Internacional de Energia (AIE) prevê que cerca de um em cada cinco carros vendidos em 2023 será elétrico. No Brasil, a tecnologia elétrica vem ganhando espaço progressivamente, em meio a debates sobre incentivos fiscais para veículos elétricos.

Na lista do Radar Simplex, o item mais pesquisado foi “chocolate”, com um aumento de 1.810% em comparação com abril, mês da Páscoa. Segundo João, essa alta pode ser resultado da busca por presentes para o Dia das Mães.

Com as férias de junho/julho e os feriados se aproximando, os consumidores também começaram a pesquisar sobre viagens. O termo “viagem” ficou em terceiro lugar, com um aumento de 1.027% no volume de cliques em relação a abril.

Confira a lista completa dos cinco itens que mais interessaram aos brasileiros em maio, com os respectivos crescimentos percentuais em relação a abril:

1 – Chocolate (+1.810%)
2 – Fiat 500 (+1.750%)
3 – Viagem (+1.027%)
4 – PC (+675%)
5 – Whey (+455%)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *