DestaqueEventos

Fim de semana no Paço do Frevo tem show, papo com a Dama do Passo e apresentação de dança

Compondo a programação que celebra o Mês da Consciência Negra, o fim de semana no Paço do Frevo está com três eventos para quem quer curtir o Frevo, do tradicional ao contemporâneo. Esta sexta (18) é dia do projeto Hora do Frevo, que recebe o Quinteto do Frevo e Cia, de Olinda, ao meio-dia, no térreo do museu, com acesso gratuito. No sábado (19), a Mestra Landinha Monteiro, conhecida como A Dama do Passo, facilita a Oficina Desvendando, compartilhando suas experiências e dinâmicas em torno do Frevo, também com acesso gratuito. Já no domingo (20), quem se apresenta é a multiartista pernambucana Caetana Silva, com o espetáculo “Futuro Caetana”.

HORA DO FREVO – O Quinteto do Frevo e Cia, convidado desta sexta (18) do Hora do Frevo, foi idealizado em 2015 por professores e alunos do Grêmio Musical Henrique Dias, no Sítio Histórico de Olinda. O grupo tem o intuito de resgatar arranjos de Frevos antológicos de compositores pernambucanos cujas obras foram sendo esquecidas ao longo do tempo. A proposta é trazer esses Frevos à memória propondo uma leitura mais diversa e arrojada, com uma linguagem musical mais atual e moderna. O Hora do Frevo é um projeto do Paço de difusão de trabalhos voltados para a música instrumental. Acontece uma vez por mês, no térreo do museu, sempre às sextas, ao meio-dia.

MESTRA LANDINHA – Neste sábado (19), das 9h às 13h, na Sala Tesoura, será oferecida nova edição da oficina Desvendando, que traz mestres e mestras do Frevo para compartilhar suas expertises e dinâmicas de criação com o público. Desta vez é com Gecilandi Monteiro Lopes, mais conhecida como Mestra Landinha, a Dama do Passo. Representante da cultura popular pernambucana, ela foi professora e coordenadora da Escola Municipal de Frevo e participou de festivais internacionais de dança junto ao Bacnaré.

Landinha e o Mestre Nascimento do Passo, que ela conheceu em 1987, quando iniciou suas aulas no Clube Vassourinhas, foram companheiros durante anos na vida pessoal e profissional. Juntos, divulgaram o Frevo através de oficinas de dança em comunidades do Recife e outras capitais. Atualmente, a mestra está à frente do seu projeto na comunidade de Campo Grande, no Clube das Pás, onde coordena aulas e o Grupo de Dança Cia Abre-Alas.

A oficina Desvendando é uma ação da Escola Paço do Frevo, espaço de formação através do Frevo e seus atravessamentos, propondo a prática de encontros a partir da realização de cursos livres, oficinas, laboratórios criativos, ocupações, formações, etc. Para participar do encontro, é preciso inscrever-se através do formulário online neste link.

FUTURO CAETANA – Fechando o fim de semana, no domingo (20), às 16h, a multiartista pernambucana Caetana Silva apresenta o espetáculo “Futuro Caetana”, como parte do programa Panorama Dança Frevo, iniciativa da Escola Paço do Frevo. O acesso para a apresentação, no terceiro andar, é o ingresso do museu – R$ 10 inteira e R$ 5 meia.

Com duração de 60 minutos, “Futuro Caetana” é uma série de ações com cunho artístico, que conta com a leitura cênica de Caetana. Seu principal provocador é o lançamento do seu primeiro álbum autoral, “Afronordestina”, e o contexto e o enredo são o Nordeste. O espetáculo é uma espécie de homenagem à sobrevivência de uma artista que canta, dança, toca, escreve, ensina, educa e vive sua própria produção, apesar das mazelas que a sociedade imprime à sua existência.

A personagem é também a própria artista, que embala a criação de ideias para chegar a um denominador comum, em que a cena conta uma história baseada em fatos reais. Natural do Recife, Caetana nasceu em 1993 e foi registrada pelos pais com o nome de Ednaldo da Silva. Atua no universo da arte, cultura e educação desde 2007.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *