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Comércio esperançoso com Black Friday e vendas de final de Ano, demonstra sondagem de Opinião da Fecomércio Pernambuco

A Fecomércio-PE realizou pesquisa para sondar a intenção dos consumidores pernambucanos quanto à participação e as compras referentes ao Fim de Ano em 2022, bem como sobre a expectativa dos estabelecimentos do comércio varejista com relação ao desempenho das vendas durante o período entre a realização da Black Friday e as vendas que antecedem o Natal e Réveillon.

A ‘Sondagem de Opinião do Fim de Ano 2022’ foi realizada entre os dias 03 e 09 de outubro, com base em um plano amostral de 1.000 consumidores – com cotas entre homens e mulheres, de 18 anos ou mais e renda mensal familiar a partir de 1 salário mínimo – e de 400 estabelecimentos do varejo e dos serviços de alimentação, nos principais pontos de fluxo do comércio da RMR, Agreste e Sertão.

Este ano, mesmo com  as dificuldades enfrentadas pelo varejo no Estado – com uma queda de 4,9% no volume de vendas acumuladas até setembro, quando comparado ao mesmo período do ano anterior – a maioria dos empresários espera um bom volume de vendas, comparando com o final de ano de 2021, tanto para o período do Black Friday, quanto para Natal e Réveillon. Com isso, pretendem recuperar parte do mal desempenho das vendas realizadas ao longo de 2022. Entre os consumidores, grande parte pretende ir às compras, sobretudo para aproveitar os descontos do Black Friday, já que um terço deles irá aproveitar o período para antecipar compras para o Natal e Réveillon.

A sondagem investigou, dados os resultados esperados pelos empresários e gestores do varejo, a perspectiva de variação no volume de vendas. A pesquisa estima que o comércio espera um crescimento de 17,3% nas vendas referentes ao Black Friday deste ano. Já quanto 23,6% ao período que antecede o Natal/Réveillon, estima-se uma expectativa de crescimento de 19,6%.

Vagas Temporárias – A sondagem revelou que pouco menos que ¼ (23,6%) dos estabelecimentos do varejo pretende recrutar funcionários temporários para colaborar com a realização de vendas relacionadas ao período de descontos do Black Friday. Para as vendas relacionadas ao Natal/Réveillon, por sua vez, 36,0% dos estabelecimentos devem contar com colaboradores temporários.

Black Friday – A sondagem revelou que 54,3% dos consumidores pernambucanos com 18 anos ou mais, pretendem realizar compras no período de Black Friday de 2022, patamar que é aproximadamente 4 pontos percentuais abaixo do projetado às vésperas do mesmo período em 2021, quando a expectativa de realizar compras era de 58,2%.

Fim de Ano – Quanto à comemoração das festividades de final de ano, 69,9% dos consumidores declaram intenção de realizar alguma atividade ou ação com o intuito de celebrar tanto o Natal quanto o Réveillon. No outro extremo, 11,9% declaram que não pretendem comemorar nenhum dos eventos.

A proporção dos que não pretendem comemorar nenhum evento do final de ano é maior entre as pessoas da classe de renda domiciliar de 1 a 2 salários mínimos (s.m.), quando alcança 16,1%. Nas classes de 2 a 5 s.m. e de 5 ou mais s.m., o percentual situa-se em 10,9% e 8,4%, respectivamente.

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