Saúde

Hérnia de disco: fisioterapeuta explica sobre a importância do diagnóstico precoce

Limitação para se locomover, dormência e dores constantes são alguns dos sintomas de quem sofre de hérnia de disco, problema que afeta mais de dois milhões de pessoas, por ano, no Brasil. Essa lesão, normalmente, não tem cura, sendo tratada com medicamentos e fisioterapia, mas podendo evoluir para procedimentos cirúrgicos em cerca de 5 a 8 % dos pacientes que fazem fisioterapia.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), oito em cada dez pessoas no mundo sofrem de Hérnia de Disco na vida adulta, podendo ocorrer também em jovens. Isso representa cerca de 30% a 40% das pessoas com mais de 30 anos com alguma alteração sugestiva de hérnia de disco – o que não resulta necessariamente em uma doença que precise de intervenção médica.

As hérnias de disco surgem em sua maioria por alterações genéticas ou por causas ambientais. Por isso, a atenção para os sintomas deve ser redobrada, pois somente a dor de cabeça supera a dor lombar. “Sentar de qualquer jeito para trabalhar, assistir à televisão, dirigir e até mesmo dormir na posição incorreta pode causar dores ou lesões na coluna com o passar do tempo. Se não tratada de forma correta, a hérnia pode virar a principal causa de invalidez aliada à idade”, explica fisioterapeuta, Érica Feitosa.

O principal sintoma da hérnia de disco lombar é uma dor forte na parte da perna onde a raiz nervosa afetada é responsável pela sensibilidade. Conforme a localização do disco intervertebral que apresentou a hérnia, a dor será em locais diferentes. Para o tratamento, é aconselhável analgésicos, anti-inflamatórios, relaxantes musculares e remédios para dor neuropática, além da fisioterapia.

Segunda a especialista, o tratamento fisioterapêutico atua na redução da dor, na melhora da qualidade de vida e no retorno às atividades da vida diária e profissional. Um bom fisioterapeuta especialista trata a hérnia de disco a partir da causa, que pode ser diversa de acordo com cada caso, para que os sintomas sejam debelados e não voltem mais. “Métodos como o RPG Souchard (Reeducação Postural Global) e a Acupuntura são os tratamentos mais indicados para hérnias de discos, sejam elas cervicais ou lombares”, conclui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *