DestaqueEventos

Palhaçaria, performances e shows agitam programa do Panela do Jazz no Poço neste sábado (dia 10)

Serão cerca de dez horas de programação artística, com palhaços, performance e shows, além da Feira Livre do Poço, que traz a criatividade e a produção independente e autoral na moda, artesanato, gastronomia e acessórios feitos por produtores locais. O Panela do Jazz traz uma programação gratuita mesclando assim muita música, artes cênicas, gastronomia, ações educativas, preservação ambiental e economia criativa.


O Panela do Jazz finalmente retorna para o nascedouro depois da interrupção forçada de dois anos por conta da pandemia da covid-19. E o regresso será repleto de atrações para marcar a consolidação de um dos eventos mais significativos da cena musical nordestina, com quase 10 horas de programação neste sábado. Trio 3-63, formado por Andrea Ernest Dias, Marcos Suzano e Paulo Braga, Louise Wooley Quinteto e o duo Cristóvão Bastos & Rogério Caetano estão entre as atrações da maratona, que será encerrada com Henrique Albino & O carnaval dos espíritos, show especial criado em homenagem ao maestro pernambucano Moacir Santos (1926-2006), um dos principais nomes da nossa música, celebrado nas atividades do festival neste ano.

DI Rio de Janeiro (RJ) 25/06/2011 Trio 3 – 63 – Ensaio dos músicos Andrea Ernest, Marcos Suzano e Paulo Braga no Estúdio Verde, no Cosme Velho. Foto Ana Branco / Divulgação (Crédito).

O retorno ao bucólico e tradicional bairro do Poço da Panela será híbrida, com transmissão online simultânea através do YouTube e a chancela dos selos de Evento Neutro e o Sou Resíduo Zero. As atrações começam logo cedo, a partir das 15h, com um encontro de palhaçadas, com apresentações dos palhaços Gardênia e Peripécia, Palhaços Gambiarra e Mingau, A Trupe Carcará e o Palhaço Mixuruca para receber o público, no polo gastronômico, até as 18h.

De graça, na rua, plural, incorporador de múltiplas linguagens e atento à importância de estimular a economia local e valorizar nossos artistas, mas também grandes nomes da música nacional. “O Panela do Jazz tem como princípio a relação com a cidade, as pessoas do bairro, os produtores locais, a economia criativa. A programação deste ano reúne artistas talentosos de vários locais e reverencia a música afrobrasileira, em diálogo com a homenagem ao grande Moacir Santos”, resume o idealizador e diretor-geral do evento, Antonio Pinheiro.

Lara Klaus – Foto José de Holanda / Divulgação (Crédito).

O palco será armado no pátio em frente à Igreja de Nossa Senhora da Saúde e as imediações serão tomadas pelas barracas da arena gastronômica e pela Feira Livre do Poço. Foram selecionados cerca de 30 expositores de moda, artesanato, acessórios, itens infantis e haverá até um brechó. “O que priorizamos na curadoria foram os produtores responsáveis por produzir o próprio trabalho, foi uma seleção difícil, diante de tantos inscritos”, explica Cecília Montenegro, idealizadora da Feira Livre do Poço.

ATRAÇÕES – O multi-instrumentista Nino Alves dá a largada musical, às 16h, com o espetáculo “ExperimentaSons”. Acompanhado por Betinho Lima (bateria), Lucas Romeiro (guitarra e violão) e Efraim Rocha (contrabaixo), ele explora instrumentos não convencionais, como tigelas de vidro, molhos de chaves e alguns itens confeccionados por ele, como xilopet/petfone, feito de garrafas pet afinadas com ar.

Afoxé Oyá Alaxé – Foto Divulgação (Crédito).

Um dos principais focos da edição, os sons de matriz africana são merecidamente homenageados na apresentação do Afoxé Oyá Alaxé, às 23h40. O grupo foi fundado há quase duas décadas no Ilê Obá Aganjú Okoloyá, no bairro de Dois Unidos. A escolha destaca também a importância da produção musical dos terreiros de candomblé nagô, relevantes pontos de resistência social e cultural.

E, por fim, o encerramento está marcado para a meia-noite, com um show especial montado para o festival em tributo a Moacir Santos. O show “Henrique Albino & O carnaval dos espíritos” faz referência ao quarto álbum ao homenageado do festival, o terceiro dele gravado nos Estados Unidos. Henrique Albino criou arranjos inéditos de “Coisa”s, emblemática série de obras de Moacir, e vai executá-las com orquestra formada por instrumentos tradicionais como a viola de 10 cordas e o pífano, instrumentos do frevo, do choro e da música clássica tocados por virtuoses do estado. Uma das promessas é o convite para o público cantar e interagir com as composições.

Márcio Oliveira – Foto Divulgação (Crédito).

NOVIDADES – Na semana anterior, artistas, estudantes, produtores culturais e entusiastas podem participar de masterclasses e workshops gratuitos como masterclass e workshop. E este ainda é um ano de expansão para o Panela do Jazz. Antes do evento principal, o festival ocupou o Plaza Shopping por três fins de semana. Em dezembro, estreará em Triunfo, no Sertão pernambucano, nos dias 16, 17 e 18.

As atividades contam com patrocínio da Lojas Renner e Chesf, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, do Funcultura (Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura), do governo estadual, e do SIC – Sistema de Incentivo à Cultura / Fundação de Cultura Cidade do Recife / Secretaria de Cultura / Prefeitura da Cidade do Recife e apoio da operadora Claro.

Utópicas Curvas Anne Costa – Foto Divulgação (Crédito).

PROGRAMAÇÃO

Polo gastronômico

15h – Encontro de palhaçadas, com Palhaça Gardênia e Palhaço Peripécia, Palhaços Gambiarra e Mingau, A Trupe Carcará e o Palhaço Mixuruca

Palco Principal

16h – Nino Alves (PE)

17h – Márcio Oliveira (PE)

18h10 – Louise Wooley Sexteto (SP)

19h10 – Duo Cristóvão Bastos (RJ) & Rogério Caetano (GO)

20h20 – Utópicas curvas (PE): Anne Costa, Bárbara Regina, Jefferson Figueirêdo e Neris Rodrigues

21h10 – Trio 3-63: Andrea Ernest Dias, Marcos Suzano e Paulo Braga (RJ)

22h – Gabriela Sampaio (PE)

22h40 – Lara Klaus (PE) convida Laís de Assis (PE) e Paula Bujes (RS)

23h40 – Afoxé Oyá Alaxé (PE)

0h – Henrique Albino & O carnaval dos espíritos (PE) – show especial em homenagem a Moacir Santos

Palhaço Peripécia – Foto Divulgação (Crédito)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *