Aldeias Infantis SOS Brasil disponibiliza na internet série de oficinas com arte-educadores do Projeto Fortalecer

A organização humanitária Aldeias Infantis SOS Brasil (SOS Children’s Villages International) disponibiliza gratuitamente uma série de oficinas com arte-educadores sobre temas relacionados ao teatro, dança, música, leitura, contação de histórias e ecologia. Os vídeos, que agora podem ser facilmente acessados por outros educadores ou por crianças e jovens de qualquer parte do Brasil pelo YouTube, foram gravados para a segunda edição do Projeto Fortalecer: Território, Cultura e Saberes.

A iniciativa da Aldeias Infantis SOS Brasil foi pensada para contribuir com a formação cultural de crianças e jovens nas cidades pernambucanas de Araçoiaba, Paulista e Recife. Nesta segunda edição, o projeto foi realizado via Lei de Incentivo à Cultura com patrocínio da Unilever, Cremogema e Inbetta. As oficinas foram realizadas ao longo de dois anos, inicialmente de maneira presencial e depois virtualmente.

Assim como aconteceu com outros projetos culturais nos últimos anos, o Projeto Fortalecer também precisou ser adaptado por causa da pandemia de Covid-19. Além das oficinas, o espetáculo em que participantes da iniciativa apresentaram suas vivências ao público também teve sua estreia apenas online. A gravação aconteceu no no Teatro Boa Vista, no Recife, com roteiro e direção de Alexandre Spain e participação especial do Palhaço Chocolate, e segue disponível no Youtube.

“O Projeto Fortalecer vem sendo realizado há dois anos com o objetivo de incentivar o fortalecimento familiar e comunitário nos três municípios, proporcionando contato com culturas locais e o direito de sonhar. Apoiamos as crianças, jovens e os familiares para que eles consigam construir novas narrativas, novas perspectivas de vida”, afirma Josiane Silva, coordenadora do projeto em Pernambuco.

Sobre o desafio de manter as atividades durante a pandemia, ela completa: “Nossas ações foram adaptadas, mas as equipes continuam acompanhando as famílias. Neste momento, isso é ainda mais necessário. As crianças receberam as atividades em casa e as realizaram junto com suas famílias. Pisar em um palco de teatro, para essas crianças, foi a realização de um sonho. Para manter todos os participantes do projeto Fortalecer seguros, fizemos exames de Covid e seguimos todos os protocolos para prevenção”.

Ao todo, 200 crianças e adolescentes participaram das atividades, sendo seis deles selecionados para compor o elenco do espetáculo 3 Atos em 4 Tons, também disponível no YouTube.

Além de serem um material que pode ser aproveitado pelos educadores nas salas de aula virtuais, as oficinas e o espetáculo podem ser úteis no ambiente doméstico. Isso porque muitos pais e responsáveis recorrem à internet em busca de conteúdo que seja seguro para as crianças e também precisam de recursos para incentivar hábitos saudáveis nas crianças e adolescentes.

Então, porque não aproveitar os vídeos do Projeto Fortalecer para criar um instrumento musical junto com as crianças, explorar os cinco sentidos durante uma aula de teatro, soltar a imaginação com uma contação de histórias ou colocar o corpo em movimento dançando ritmos brasileiros? Esses são alguns dos elementos contemplados nas oficinas de teatro (com a arte-educadora Walquiria Araújo), dança e ecologia (com Vera Lima), música (com Fábio Santos) e leitura e contação de histórias (com Jojoba Inácio).

CONFIRA AS OFICINAS DO PROJETO FORTALECER

– Dança / Ecologia lúdica

https://www.youtube.com/playlist?list=PLLNTJzp12bE08ccoKXrn7fZAyVy65gC0l

– Leitura e contação de Histórias

https://www.youtube.com/playlist?list=PLLNTJzp12bE3fy72AMBaONhx7WQsg9QWv

– Música

https://www.youtube.com/playlist?list=PLLNTJzp12bE2a3uTBIlBSC21s0AGxnoSD

– Teatro

https://www.youtube.com/playlist?list=PLLNTJzp12bE3670wGWWl8GBFEn0IAg48T

SOBRE A ALDEIAS INFANTIS SOS BRASIL:

A Aldeias Infantis SOS Brasil (SOS Children’s Villages International) é uma organização humanitária, sem fins lucrativos, não governamental e independente, que luta pelo direito das crianças, jovens e adolescentes a viverem em família. No mundo, é a maior organização de atendimento direto à criança. A Aldeias Infantis SOS Brasil atua junto a meninos, meninas que perderam o cuidado parental ou estão em risco de perdê-lo, além de dar resposta a situações de emergência, com cuidado, proteção e carinho. Fundada na Áustria, em 1949, está presente em 137 países. No Brasil, atua há 54 anos e mantém mais de 70 projetos, em 31 localidades de Norte ao Sul do país. Ao trabalhar junto com famílias em risco de se separar e fornecer cuidados alternativos para crianças e jovens que perderam o cuidado de suas famílias, a Aldeias Infantis SOS Brasil luta para que nenhuma criança tenha que crescer sozinha. Para saber mais: www.aldeiasinfantis.org.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *