Albuquerque+Malvim assinam Casa Criativa na CASACOR Pernambuco 2021

Espaço reúne acervo do Centro de Artesanato do Pernambuco em parceria com o Sebrae.  Mostra de decoração  acontece no Pavilhão Externo do Shopping Recife

Os arquitetos Alysson Albuquerque e Rodrigo Malvim, do escritório Albuquerque+Malvim, projetaram um ambiente cênico com ar de galeria de arte para a Casa Criativa, uma parceria do Sebrae e o Centro de Artesanato de Pernambuco (CAPE)  que  celebra a produção de mestres e artesãos de todo o Estado. O ambiente poderá ser visitado gratuitamente na CASACOR PE 2021, na área externa da mostra que acontece no Shopping Recife,  que abre ao público de 29 de outubro a 05 de dezembro.

O tema da CASACOR este ano é “a casa original” e o ambiente criado pela dupla de arquitetos Alysson Albuquerque e Rodrigo Malvim faz um resgate da moradia dos povos originários do Brasil, os índios, revestindo três contêineres que somam 45 m2 com piaçava. Um invólucro visualmente impactante para o volume construído, fazendo uso do material utilizado de maneira inusitada e instigante.

Internamente, os containers serão revestidos na cor preta realçando o acervo selecionado pelos arquitetos em parceria com as instituições e exposto em estantes e bases desenhadas pelo escritório. Peças soltas com mobiliário minimalista e design contemporâneo criam um lounge central no qual se pode apreciar as obras. Destaque para a Cadeira DAAV de Sérgio Rodrigues que compõe este espaço.

A iluminação da Casa Criativa reforça o caráter cênico, quase dramático, para o qual a loja foi criada a fim de que as obras sejam apresentadas ao público com um olhar de instalação de uma galeria. “Buscamos um apelo estético que fugisse um pouco do óbvio, do que estamos acostumados a ver em lojas que vendem artesanato. Um apelo sensorial”, aponta o arquiteto Alysson Albuquerque.

Todos os artistas que serão comercializados no espaço são pernambucanos. Entre eles estão alguns mestres como Mano de Baé, Cida Lima, Neguinha, Fida, Nicola, Abias, Zé Alves, Marcus de Sertânia, Luiz Benicio, Nado e Paulo do Bode cujas peças estão no acervo do Centro de Artesanato de Pernambuco – pertence ao Governo de Pernambuco e fica no Marco Zero do Recife – costumam ser expostos na Alameda dos Mestres da Fenearte (Feira Nacional de Negócios do Artesanato). Artistas como Márcio Lira, Suely Brasileiro, Beth Cyrne, Josie Lins, Cristine Holanda, Gegê Pedrosa, Fernando Ancil entre outros que são referência na produção pernambucana também compõem o casting de artistas. Todos fazem parte do CAPE e recebem o apoio do SEBRAE  na  qualificação, quanto à gestão e inovação do negócio para que tenham  acesso a novos mercados.

Nesta mostra, o escritório Albuquerque + Malvim Arquitetura conta com o apoio dos parceiros Evviva, Finestra, Itálica Casa, Vivix Vidros Planos, Studio Lamp, Steel Artefacto e Tintas Coral.

O escritório Albuquerque + Malvim desenvolve projetos residenciais e comerciais de destaque no Recife, dentre eles estão o Restaurante Reteteu, Café Mia 182, Porteira Boteco e Restaurante, o Bar Olegária, o Restaurante Cá-Já,o Taladē Japanese Food entre outros. Alysson Albuquerque e Rodrigo Malvim já participaram da CASACOR Pernambuco nas edições de 2017, 2018, 2019 e estão novamente agora em 2021 ofertando o olhar da dupla para um tema que amam e incentivam em todos os projetos que assinam, apresentar arte popular e valorizar a cultura popular.

Albuquerque + Malvim Arquitetura

+55 81 99608.4095 | 81 99240.8611

contato@albuquerquemalvim.com

Site – www.albuquerquemalvim.com

Facebook – facebook.com/albuquerquemalvimarquitetura

Instagram @albuquerquemalvim

Serviço CASACOR Pernambuco 2021

Período: De 29 de outubro até 5 de dezembro de 2021

Local: Pavilhão externo do Shopping Recife – Rua Padre Carapuceiro, 777

Horário: de segunda a sábado: das 14h às 22h. Aos domingos e feriados: das 14h às 20h

Fotos: André Ribeiro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *