Começa hoje o 2º Cine Arcoverde em formato virtual

O 2º Cine Arcoverde – Mostra de Cinema Independente de Arcoverde começa nesta segunda-feira (22) e vai até sábado (27), no formato virtual com debates, oficinas, masterclass e exibição de filmes. Serão seis mostras não competitivas, sendo cinco realizadas pela curadoria do festival, assinadas por Alexandre Taquary e Thay Limeira, e uma em parceria com o VerOuvindo, festival de cinema que se dedica à acessibilidade e à audiodescrição. Ao todo são 41 filmes (34 curtas, 6 longas e 1 média) entre ficções, animações, documentários, experimentais e videoclipe, onde 54% deles foram protagonizados, dirigidos ou codirigidos por mulheres. A segunda edição do Cine Arcoverde conta com o incentivo da Lei Aldir Blanc, através do Edital Festivais LAB PE. A abertura do festival, nesta segunda-feira (22), será marcada por apresentação cultural com a presença do Samba de Coco das Irmãs Lopes, Samba de Coco Raízes de Arcoverde, Samba de Coco Trupé de Arcoverde e os brincantes do Riso da Terra. 

Este ano, o festival está dividido em Mostra Sertões; Mostra Pernambuco; Mostra Brasil; Mostra Diversidade e Mostra Olho D’Água. Além da Mostra Outros Olhares, Outros Sentidos, que contempla produções com acessibilidade. Cada mostra contará com um longa-metragem convidado e curtas selecionados. Durante todo o período, os filmes ficarão disponíveis no site para apreciação do público em geral. E apenas os longas terão um calendário especial de exibição, ficando disponíveis no ar por 24h. 

Nesta edição, a equipe do Cine Arcoverde coloca o município de Arcoverde no centro do debate e em destaque nas telas com a mostra inédita Olho D’água, criada para dar visibilidade aos produtores da região. Além disso, vai promover debates gratuitos com transmissão aberta pelo YouTube. Na terça-feira (23), às 20h30, a realizadora Renna Costa, a artista Gabi Cavalcante e o realizador Rosa Caldeira vão discutir As Interseções do Cinema Cuir brasileiro, com mediação da curadora Thay Limeira. Na quarta-feira (24), às 19h, será a vez do debate sobre A Importância do resgate dos cinemas de rua de Pernambuco, com a presença de um dos idealizadores do festival e coordenador de articulação, Djalma Galindo, da atual secretária de cultura de Arcoverde, Juliana Aguiar, e das representantes do coletivo Cine Rua PE, Priscila Urpia e Kate Saraiva.

Além das exibições, a 2ª edição do Cine Arcoverde conta com uma programação de atividades formativas que incluem as oficinas de Produção Executiva (Gerando um filme), com Tarsila Tavares, e de Assistência de Direção (Organizando um filme), com Anny Stone e Pethrus Tibúrcio, e as master classes de Hilton Lacerda, abordando a escrita criativa cinematográfica, no dia 23 de março, e  João Vieira Jr, sobre a História do Cinema Pernambucano, na quinta-feira (25). Essas atividades serão realizadas em grupos fechados para público previamente inscrito. 

Já o encerramento do festival, ficará por conta da Sessão Especial Rocky Lane, uma homenagem ao lendário cowboy arcoverdense que dedicou uma vida inteira ao antigo Cinema Bandeirante. No sábado (27), a partir das 10h, será exibido o documentário Mulheres da Roda do Samba de Coco Arcoverdense, de Amanda Lopes, neta da mestre Severina Lopes, seguido pelo curta Histórias que Se Cruzam, de Vertin Moura. 

COMO PARTICIPAR?

Toda a programação do 2º Cine Arcoverde foi pensada para acontecer no formato virtual. De 22 a 27 de março, os filmes ficarão disponíveis no site www.cinearcoverde.com para apreciação gratuita do público. Os longas-metragens convidados vão seguir um calendário especial de exibição, ficando disponível por 24h. A apresentação cultural de abertura e os debates serão transmitidos para todo o público pelo canal do YouTube. Já as atividades formativas, que contaram com inscrição e vagas limitadas, serão realizadas pelo Zoom, com link direcionado por email aos participantes.  

SERVIÇO:

2º Cine Arcoverde – Mostra de Cinema Independente de Arcoverde

Quando: 22 a 27 de março

www.cinearcoverde.com

Gratuito

Para acompanhar o festival:

Instagram – @cinearcoverde

Facebook:  cinearcoverde

YouTube – Cine Arcoverde

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *