arte e culturaCinemaDestaqueEventosNotícias

Curta Taquary chega à 16ª edição em Taquaritinga do Norte, Toritama e Caruaru

O cinema é uma semente que germina apesar de qualquer adversidade. E seus frutos são plurais, alimentados e fortalecidos pela coletividade. Para o Curta Taquary, fornecer um terreno fértil para a sétima arte e suas possibilidades é uma missão que norteia cada ação. E por isso o festival chega à sua 16ª edição com fôlego renovado, pronto para plantar, literal e figurativamente, novas mudas no Agreste de Pernambuco. Entre os dias 16 e 22 de março, o festival apresenta 80 curtas-metragens, em sessões realizadas nas cidades de Taquaritinga do Norte, Caruaru e Toritama, evidenciando a pluralidade da produção nacional e internacional. Toda a programação é gratuita.

Um dos principais festivais de cinema de Pernambuco, o Curta Taquary sempre buscou ser mais do que um espaço de exibição de filmes. O projeto tem um caráter de formação, tanto em termos práticos, com as várias oficinas, workshops e palestras que ofereceu desde sua primeira edição, quanto no que diz respeito à sensibilização das plateias. Por isso, tem também uma forte ligação com a educação e realiza ações sistemáticas juntos às escolas de Taquaritinga do Norte.

Essa preocupação com o âmbito educativo se reflete também em um trabalho contínuo, que floresce para além do festival. Em sua 16ª edição, o festival reúne dezenas de educadores para capacitá-los a trabalhar de forma mais enfática e inclusiva questões ligadas à preservação do meio ambiente, outro eixo fundamental do Curta Taquary. Como aconteceu na última edição, serão plantadas mudas nativas, com o intuito de reflorestar a região. O festival se comprometeu a compensar cada inscrição com o plantio de uma árvore. Este ano, foram 700 filmes submetidos à curadoria. Ao todo, serão plantadas mil árvores, em parceria com a Compesa.

“A pandemia nos fez repensar estratégias. Percebemos a importância de fortalecer algumas temáticas, principalmente no que diz respeito à preservação do meio ambiente, à necessidade de nos reconectarmos à natureza. Acreditamos que o cinema é uma ferramenta muito importante nesse processo, abrindo possibilidades de diálogo, de respeito às diferenças, a partir das multiplicidades dos olhares e das sensibilidades”, afirmam Alexandre Soares e Devyd Santos, coordenadores do Curta Taquary.

Em sua 16ª edição, o festival exibe 80 filmes, divididos em 11 mostras competitivas e uma especial. Os curtas em competição estão agrupados nos seguintes eixos: Mostra Brasil, com obras de temática livre; Mostra Primeiros Passos, voltada para os primeiros filmes de novos realizadores; Mostra Dália da Serra, com filmes produzidos em atividades pedagógicas, projetos de formação e oficinas; Mostra Universitária, direcionada para produções oriundas de estudantes de graduação; Mostra Diversidade, com obras que abordem questões de sexualidade e de gênero. Completam ainda a programação a Mostra Curtas Fantásticos, com foco no horror, ficção científica e fantasia; Mostra Criancine, para o público infantojuvenil; Mostra Pernambucana, com trabalhos produzidos no Estado; e a Mostra Por Um Mundo Melhor, focada na educação ambiental; Mostra Internacional, com filmes de países como Chile, Argentina, Peru, França e Irã, e  Mostra Agreste, com produções realizadas no Agreste de Pernambuco. A programação conta também com a Sessão Especial, fora de competição.

Diversa e inclusiva, a programação do 16º Curta Taquary conta com filmes de todas as regiões do Brasil, com 19 estados contemplados. Do total de produções selecionadas, 50% são de estados do Nordeste, com 25% delas provenientes de Pernambuco, e 43 delas são dirigidas por mulheres.

Resistência: Além de Taquaritinga do Norte, o Curta Taquary também leva suas ações para outras cidades da região. Em Caruaru, o festival retorna ao Assentamento Normandia, em Caruaru, maior centro de formação do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) no Nordeste.

Em Toritama, em 20 de março, está programado um dia marcante para a cinefilia local. Sessões nos três turnos ocupam o Cine Aurélio, cinema de rua construído e mantido pelo ex-pedreiro José Aurélio, que foi homenageado na 15ª edição do festival, além de ter sua trajetória registrada em filme, a partir de uma oficina oferecida pelo Curta Taquary, em 2021.

O 16º Curta Taquary é uma realização das produtoras Taquary Filmes e Tá Bonito Pra Chover Produções e conta com o incentivo do Funcultura – Edital do Programa de Fomento à Produção Audiovisual de Pernambuco. Apoio cultural: Compesa, Prefeitura Municipal de Taquaritinga do Norte, Prefeitura Municipal de Toritama, Mistika, Paróquia de Santo Amaro, Museu Amazônico e Universidade Federal do Amazonas.

SERVIÇO
16º Curta Taquary

De 16 a 22 de março

Sessões em Taquaritinga do Norte, Toritama e Caruaru
Gratuito

Mais informações: www.curtataquary.com.br

Curta Taquary nas redes sociais:
Instagram: @curtataquary
Facebook: /curtataquary
YouTube: /curtataquaryaudiovisual

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *