Dia Mundial da Saúde – Nutricionista Luciana Leocádio dá dicas de como se alimentar bem nos dias atuais

O Dia Mundial da Saúde foi criado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), em 1948, devido a preocupação de seus integrantes em manter o bom estado de saúde das pessoas em todo o mundo, e também alertar sobre os principais problemas que podem atingir a população mundial. Desde 2020 a grande preocupação global é a infecção do vírus da Covid 19. Pouco mais de um ano depois, as pessoas ainda têm dificuldades em manter uma dieta regular, mesmo com a quarentena menos rígida.

Segundo a nutricionista e chef Luciana Leocádio, o que uma pessoa come nos últimos 15 dias, por exemplo, não afeta a saúde, o problema é o que se é consumido regularmente durante longos períodos (meses ou anos). Para ajudar quem está pensando em começar a se alimentar melhor, a profissional reuniu algumas dicas. Confira!

1 – Pense no que você pode adicionar à sua alimentação em vez de eliminar. Pode ser comer mais vegetais no almoço, adicionar um pedaço de fruta no café da manhã ou beber mais água ao longo do dia.

2 – Pense em maneiras de variar sua alimentação.

3 – Conheça sua fome. Muitas vezes comemos quando não estamos nem com fome, ou só porque a comida está na nossa frente. Sintonize a sua fome e se pergunte “estou realmente om fome?”

4 – Coma devagar. O estômago leva cerca de 20 minutos para comunicar ao cérebro se você está saciado ou não, então mastigue devagar e dê tempo para o seu corpo. Isso pode significar descansar a faca e o garfo no prato entre as garfadas. Parece simples, mas requer prática.

De acordo com Luciana, às vezes, a comida traz conforto em momentos de estresse ou desânimo e para isso ela tem uma última dica. “Estamos passando (e sobrevivendo) a uma

pandemia global, apesar do estresse e incertezas, devemos estar se parabenizando por

passar por isto, não se martirizando pelo que comemos. Precisamos lembrar que todos os alimentos podem ser apreciados com moderação”, alerta.

Para mais dicas, basta seguir a profissional no Instagram: @luleocadio.nutri.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *