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Dia Mundial do Livro Infantil: hábito de leitura deve começar já na primeira infância

Nesta quinta-feira (dia 18), celebramos o Dia Mundial do Livro Infantil, uma data para incentivar a leitura desde cedo. Mesmo sendo uma prática benéfica para todas as idades, o hábito de ler deve ser inserido já nos primeiros anos de vida. “Quando introduzimos os livros desde a primeira infância, os impactos são ainda maiores. É através da leitura que podemos desenvolver habilidades, como a ampliação da criatividade, concentração e memorização, o estímulo da linguagem oral e o interesse pelo mundo letrado”, explica a coordenadora pedagógica da Educação Infantil do Colégio CBV, Priscila Gonçalves.

É na primeira infância, ou seja, nos primeiros seis anos de vida do ser humano, que ocorre o amadurecimento do cérebro, o desenvolvimento da capacidade de aprendizado e a iniciação social e afetiva. “As histórias infantis são excelentes recursos para que haja o contato lúdico com a leitura. Através delas, ampliamos as possibilidades de conexão com o mundo, favorecendo descobertas e aprendizados”, comenta Priscila.

A coordenadora cita algumas orientações que os pais ou responsáveis devem seguir. “É essencial escolher livros que possuam contexto de acordo com a faixa etária dos filhos. E quanto menor for a criança, mais imagens o livro deve ter, para que a ela realize a leitura das imagens. Também vale muito a pena opções que tragam experiências táteis e auditivas. Os pais devem ficar atentos ao material do livro e escolher obras cartonadas, para evitar o rasgar e o engolir”, orienta Priscila. Para crianças maiores, a dica é optar por livros que já tragam um contexto reflexivo, que a história possua início, meio e fim, com letras em formato bastão. “Podem ser livros que falem sobre os sentimentos, por exemplo”.

Além do encantamento proporcionado, a lista de benefícios que o hábito de leitura traz para uma criança é bem grande: consciência fonológica (as crianças vão identificar e manipular os sons que formam as palavras), o princípio alfabético (para reconhecer que letras são símbolos e que compõem as palavras que falamos) e o conhecimento (alargando as experiências através de temáticas diferentes). De acordo com Priscila Gonçalves, quando esse hábito é compartilhado e mediado por um adulto – seja com os pais, familiares ou em sala de aula – há também o fortalecimento de vínculos e a criação de memórias afetivas.

De acordo com a coordenadora pedagógica da Educação Infantil do Colégio CBV, o estímulo à leitura pode ser iniciado desde a vida intrauterina, através de leituras que sejam prazerosas para a mãe. Após o nascimento, todo momento é oportuno para investir em tempo de qualidade com a criança, realizando leituras dentro da rotina. “É importante a escolha certa de livros que incentivem a curiosidade da criança. Da mesma forma, criar um espaço dedicado ao momento da leitura, deixando as obras expostas para que a criança tenha autonomia para fazer isso”, orienta Priscila.

“Nesta rotina, além desse espaço, que pode ter uma estante com livros, um puff, almofadas ou um tapete para a criança ficar, a família também pode realizar alguma brincadeira que faça alusão ao que foi lido. As livrarias também podem ser inseridas entre os passeios da família, para que escolham juntos um novo livro”, acrescenta. Outro ponto que merece destaque é a facilidade de aprender a ler e escrever. Quanto mais a criança é exposta a um repertório maior de palavras, mais ela será favorecida no processo de leitura e escrita. “Com o hábito de leitura, a aquisição de vocabulário será ampliada, bem como o sentido nas conexões entre letras, sons e palavras, para que haja função social, consequentemente”, explica Priscila Gonçalves.

No Colégio CBV, além das rodas de leitura dentro da rotina diária, também é realizado o projeto “Ciranda de Livros” na Educação Infantil, para incentivar todo os alunos: toda sexta feira cada criança escolhe um livro, leva para casa para realizar a leitura em família, devolvendo na segunda-feira. “Estimulamos para que as crianças e as famílias tragam recortes e registros da experiência lida no âmbito familiar”. Além disso, também são realizadas atividades, como contação de histórias e apresentação de obras infantis em forma de teatro, que ajudam a estimular ainda mais o desenvolvimento e o gosto pelas histórias.

Crédito das fotos: Divulgação


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