Empresa de energia renovável investe em ação social no interior do Ceará

A comunidade de Bom Sucesso, localizada na zona rural de Quixeré-CE, no Vale do Jaguaribe, inaugura novo complexo esportivo e de lazer. A quadra e a praça locais e seus entornos foram recuperados e reformados pelos próprios moradores, como parte do projeto Bom Sucesso, realizado pela organização social internacional love.fútbol, em parceria com a Scatec, empresa norueguesa geradora de energias renováveis que tem operações no país e na cidade desde 2018.

Mais de 140 voluntários da comunidade e localidades vizinhas vêm liderando há pelo menos 4 meses o processo de planejamento, concepção e construção dos espaços.   Dois mutirões foram realizados, nos quais foram realizadas tarefas de coleta de lixo, instalação de uma horta comunitária e de um jardim sustentável, plantio de árvores, instalação de pneus reciclados, pintura de mural de grafite, entre outras atividades. A cerimônia de inauguração contará com apresentações de grupos culturais locais, uma partida de futebol feminino e um bingo, primeira atividade de arrecadação parte do plano de sustentabilidade dos espaços revitalizados.

O complexo contará ainda com uma quadra poliesportiva, com arquibancadas, uma pista de caminhada no perímetro da praça, um playground e equipamentos de ginástica. “O projeto tem nos ajudado a fortalecer o sentimento de coletividade entre nós. Trabalhando juntos continuamos a construir nossa comunidade.”, afirmou Aliana Lima, voluntária do projeto e moradora local.

O Projeto Bom Sucesso é o primeiro fruto da parceria entre Scatec e love.fútbol e também o número um da organização social no Ceará e o 21º no Brasil. A organização, premiada em por promover comunidades mais sustentáveis com sua metodologia de engajamento comunitário, já realizou projetos em mais de 50 localidades urbanas e rurais, em 14 países. “As comunidades chegam a dedicar mais de duas mil horas de trabalho voluntário em cada projeto. Acreditamos no poder do esporte para transformar e mobilizar pessoas. É sobre amor, união, esforço coletivo, valorização do espaço público e sentimento de pertencimento. O espaço esportivo se torna mais que um lugar para jogar, em uma plataforma de desenvolvimento comunitário”, afirma o Gestor de Projetos da love.fútbol, Pedro Leal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *