Notícias

Especialista alerta para o perigo das varizes e as formas de tratamento do problema

Pernas inchadas, dores intensas e câimbras noturnas são alguns dos fatores que afetam o bem estar da maioria das pessoas que sofrem com varizes. O assunto entrou em alta após a apresentadora Ana Maria Braga, do programa Mais Você, ter sido submetida a uma cirurgia de varizes. Dados da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV) apontam que as varizes atingem, em média, 38% da população brasileira, sendo encontrada em 30% dos homens e 45% das mulheres. A angiologista e cirurgiã vascular Beth Moreno, referência no assunto, explica sobre a doença e suas formas de tratamento para promover uma maior qualidade de vida.

“As varizes são veias dilatadas e tortuosas de coloração azulada ou avermelhada que surgem ao longo das pernas e são comumente associadas a questões estéticas. Porém, na grande maioria das vezes, existe realmente uma doença vascular associada ao surgimento dos vasinhos que, se não tratada, pode gerar complicações. As varizes calibrosas podem evoluir para quadros de tromboflebite – coágulos que se formam superficialmente dentro da veia – podendo gerar trombose venosa profunda e até complicar com embolia pulmonar. Em alguns pacientes também é possível avançar para quadros de úlceras”, explica a angiologista e cirurgiã vascular Beth Moreno.

No tratamento cirúrgico tradicional de varizes, as veias doentes são retiradas, aliviando os sintomas e prevenindo a evolução da doença. “Estamos evoluindo com técnicas que eliminam, muitas vezes, a necessidade de cirurgia. Estes métodos dão uma maior qualidade de vida ao paciente com a mínima interrupção das atividades físicas e profissionais, oferecendo um resultado extremamente satisfatório”, enfatiza a angiologista. Dentre os procedimentos destacam-se o laser, a espuma e o endolaser de safena, optando-se cada vez mais por intervenções minimamente invasivas e com rápida recuperação.

A especialista chama atenção, ainda, para o benefício do uso das meias elásticas de compressão que favorecem o retorno venoso e podem ser utilizadas como forma de melhora dos sintomas das varizes. “As meias elásticas atuam fazendo uma compressão graduada nas pernas, ajudando o sangue a retornar com maior velocidade ao coração. Seu uso traz alguns benefícios, como a melhora da sensação de peso nas pernas, cansaço, câimbras e inchaço. Devido à variedade dos níveis de compressão das meias, cada pessoa deve consultar seu médico para receber as recomendações adequadas.”, enfatiza a angiologista e cirurgiã vascular Beth Moreno.

Dra. Beth Moreno é angiologista e cirurgiã vascular, possui referência no tratamento das varizes com laser e espuma e no tratamento da veia safena com o endolaser. Título de especialista em cirurgia vascular pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Vascular.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *