DestaqueNotícias

Festival Papo de Música chega à Caixa Cultural do Recife

Festival de jornalismo musical acontece dias 24 e 25 de novembro, com acesso gratuito. Jorge Du Peixe, Karina Buhr, Ceumar, Joyce Alane, Chinaina e Martins estão entre os convidados

Um festival SOBRE música que vai reunir jornalistas, profissionais do mercado e personalidades para debaterem a música popular contemporânea, além de artistas de diferentes gêneros, regiões e etnias para promoverem um mix de assuntos, conteúdos e texturas que representam o nosso atual momento musical. Esse é o propósito do Festival Papo de Música, contemplado no Programa de Ocupação dos Espaços da CAIXA Cultural. Em sua primeira edição, o evento itinerante, que passa pelo Rio de Janeiro (18 e 19 de outubro) e Curitiba (14 e 15 de novembro), chega à Caixa Cultural Recife dias 24 e 25 de novembro. Todas as atividades são gratuitas.

O Festival Papo de Música é um desdobramento do canal do YouTube Papo de Música, idealizado pela jornalista Fabiane Pereira, que há cinco anos entrevista artistas ligados à música. Vencedora do prêmio APCA 2022, na categoria Rádio, Fabiane é também curadora artística da NOVABRASIL FM, onde apresenta o programa semanal “Vozes da Vez”. Dando continuidade à missão do seu canal, a primeira edição do festival vai incentivar o público a pensar na construção de um Brasil cultural a partir de seu maior patrimônio: a música brasileira.

“O jornalismo musical tem papel central na promoção do mercado da música. Na maioria das vezes, são esses profissionais que chancelam e validam artistas que o mercado ainda não abraçou e que o público ainda não descobriu. Por isso quis criar um projeto que promovesse o nosso trabalho. É importante destacar que o Festival Papo de Música não é um evento de música, mas sim um festival sobre música: sobre a música brasileira feita hoje no país por diferentes gerações de artistas, sob o olhar atento e generoso de jornalistas que cobrem a música, nosso maior patrimônio cultural”, explica Fabiane Pereira.

“Toda música brasileira é afrobrasileira”. A partir dessa afirmação de Letieres Leite (músico que morreu em 2021 por complicações da Covid-19), o evento vai honrar as raízes da nossa sonoridade e produzir conteúdos diversos e plurais, seja no formato de diálogos – em rodas de conversa e entrevistas – ou através da gravação de podcast, slam ou workshops.

PROGRAMAÇÃO – Uma mesa de debates acerca do jornalismo musical na era digital vai abrir o Festival Papo de Música, dia 24 de novembro, às 10h30. Mediada por Fabiane Pereira, a atividade terá a participação dos jornalistas GG Albuquerque (Volume Morto) e Lenne Ferreira (portal Afoitas) e do músico e apresentador Chinaina (Multishow / Canal Futura). Na sequência, às 11h45, acontece o primeiro encontro “Artista Entrevista Artista”, com a cantora, compositora e atriz potiguar Juliana Linhares e o cantor e compositor Martins.

As atividades seguem à tarde, às 14h30, com Workshop sobre Curadoria & Produção de feiras de música com Melina Hickson (diretora da Fina Produção e do Porto Musical). Às 15h45, no quadro “Papo de Música”, Fabiane Pereira entrevista o multiartista, cantor e produtor cultural de Nazaré da Mata, Luis Lins. A gravação do podcast Vitrine, da NOVABRASIL, encerra o primeiro dia do festival, com a cantora, compositora, comunicadora e pesquisadora musical Lívia Nolla trocando ideias com Joyce Alane, pernambucana dona dos hits “Leão” e “Pausa” e “Repara”.

O segundo dia começa às 10h30, com uma mesa sobre Pequenas e Médias Casas de Shows na manutenção do Ecossistema da Música, comandada por Fabiane Pereira, que receberá como convidados Gabriela Dias (ativista cultural, curadora e produtora executiva do espaço cultural Terra Café Bar) e Bidu Alvez (músico, pesquisador musical, curador artístico e programador). Às 11h45, nova edição do “Artista Entrevista Artista”, agora com as cantoras e compositoras Karina Buhr e Ceumar.

As atividades seguem, às 14h30, com a gravação de um episódio adaptado do quadro “O Que Tem na Minha Sacola?”. Fabiane Pereira vai bater um papo com Jorge Du Peixe, vocalista da Nação Zumbi. Logo depois, às 15h45, acontece a mesa “Rádio: prestação de serviço ou comercialização de concessão pública? Por que no Brasil as rádios não agregam a carreira dos artistas independentes como nos Estados Unidos e na Europa?”. A mediação será do pesquisador musical e DJ Patrick Torquato, com participação de Fabiana Ferraz (Rádio Cultura Brasil) e Marília Feix (Lampeja Música).

A etapa pernambucana do Festival Papo de Música termina com uma confraternização, a partir das 17h, comandada pelo DJ Carlota Pereira – afinal, pista é a parte fundamental do ecossistema da música!

FESTIVAL PAPO DE MÚSICA – RECIFE

Local: CAIXA Cultural Recife: Sala Multimídia

Endereço: Av. Alfredo Lisboa, nº 505, Bairro do Recife

Data: 24 e 25 de novembro de 2023

Horário: 10h30 às 18h

Classificação livre

YouTube: www.youtube.com/papodemusica

Instagram: @canalpapodemusica

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *