Saúde

Médico dá dicas para se exercitar da forma correta sem prejudicar os joelhos

O joelho é uma das articulações mais usadas em práticas esportivas, independente do exercício. Em muitos esportes como o futebol, o basquete e a dança, se exige movimentos intensos e súbitos do joelho. Em outros, como a corrida, que exige um grau de preparo e intensidade, ele pode estar sujeito a sobrecargas mecânicas podendo desenvolver lesões. Pensando nisso, em comemoração ao Dia Mundial da Atividade Física, neste 6 de abril, especialista explica como evitar lesões na região e prevenir fraturas.

Para o médico do Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Recife (IOT), Dr. Diego Pires, a data é uma forma conscientizar as pessoas da importância de prevenir lesões na prática de exercícios físicos, principalmente nos joelhos. ” A passagem do repouso para a atividade intensa deve ser progressiva. Ir de um estado a outro de forma brusca pode acarretar em lesões sérias nas estruturas internas do joelho”, alerta, acrescentando que é fundamental fazer um aquecimento específico antes do exercício.

O especialista explica que tornar a atividade física um hábito é a forma mais eficaz de desenvolver um bom condicionamento físico e melhorar a saúde do corpo como um todo. Além disso, realizar uma avaliação física antes de começar a se dedicar aos exercícios é fundamental para saber como está o condicionamento e ativação muscular. A periodização dos treinos consiste em um planejamento de exercícios para alcançar determinado objetivo.

Além disso, a musculação também é uma modalidade indicada para todas as pessoas, inclusive para quem apresenta algum grau de limitação, nestes casos os treinos precisam de adaptação. Já para quem precisa perder peso e focar no emagrecimento, o médico indica focar em atividades de estimulação ao sistema cardiovascular como caminhadas, corridas, natação, sendo importante salientar que para o processo de emagrecimento o atendimento precisa ser individual.

Outro fator importante é compreender a importância do aquecimento antes das atividades física, visando prevenir lesões, pois aumenta o fluxo sanguíneo e aquece a musculatura para receber as altas cargas de peso. “Evitar excessos nos exercícios físicos é fundamental, pois eles podem gerar danos nas articulações e musculatura. Ao final de cada exercício, é preciso respeitar o tempo de descanso pra regeneração muscular no período de 48h”, alerta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *