Natura apoiará desenvolvimento de líderes comunitários a partir das vendas do Natura Friday

O mês de novembro já é tradicionalmente conhecido por ser a época das grandes promoções e momento ideal para antecipar as compras de final de ano com o melhor preço. Mas, nem só de promoções e descontos será feito o Natura Friday de 2021. Para cada compra realizada nos canais da marca no dia 26 de novembro, R$1 será direcionado ao programa Acolher.

O Acolher nasceu como prêmio, em 2010, para valorizar projetos sociais liderados por Consultoras de Beleza Natura. Reinventado em 2021, o Programa Acolher hoje passa a investir no desenvolvimento individual de novas lideranças comunitárias e amplia sua capacidade de alcance em cinco vezes.

Mais de 50 pessoas da rede da Natura, entre Consultoras de Beleza e Líderes de Negócios, foram escolhidas para participar do Acolher, que contará com uma robusta jornada educativa composta por mentorias online durante seis meses e bolsas mensais de incentivo no valor de R$1500. Na segunda fase do programa, as lideranças farão projetos de conclusão de curso. Ao final, a marca selecionará entre 10 a 20 deles para terem sua implementação apoiada pela marca.

“O programa Acolher abre espaço para Consultoras de beleza que já fazem pequenas ações locais ou que têm grande sonho de transformação, mas ainda não tem um projeto maduro”, explica o vice-presidente de negócios da Natura, Erasmo Toledo. “Estamos plantando sementes em pessoas com potencial transformador. Com essa revisão do modelo, ganhamos mais escala no projeto, possibilitando aumento do nosso impacto”.

Em 2021, o processo seletivo do programa Acolher contou com 1155 inscrições e teve 45 dias de curadoria para checagem de informações, avaliações, entrevistas e definição dos participantes. Entre os selecionados dessa edição do Acolher, 83% são mulheres e 56% se declaram pretas ou pardas; ainda constam uma mulher trans, uma pessoa não-binária e uma pessoa com deficiência visual. Os participantes estão localizados em 16 estados brasileiros e distrito federal.

Entre as lideranças que serão apoiadas em 2021 estão pessoas como Rosimeire Gomes de Oliveira, de Araraquara. A Consultora de beleza teve sua horta doméstica reconhecida como primeira farmácia viva do Brasil. Com a prescrição médica em mãos, pacientes da Unidade de Pronto Atendimento da região de Rosimeire podem retirar, gratuitamente, folhas e raízes para chás diretamente da plantação de Rosimeire.

Moradora de Natal, Rio Grande do Norte, a Consultora de beleza e estudante de pedagogia Ana Mathias tem a meta de contribuir para que pessoas com deficiência com deficiência visual possam alcançar seus sonhos. Ana já deu aula de espanhol para cegos e agora quer também ensinar maquiagem para esse público. “Como não tenho visão plena, sei da importância da autonomia e autoestima para se escolher o próprio estilo e a sua identidade”, explica.

As iniciativas foram idealizadas e capitaneadas pelo Movimento Natura, área da marca que há mais de 15 anos se dedica exclusivamente à geração de impacto social através da venda direta. Os projetos liderados pelo Movimento buscam aumentar o desenvolvimento social das Consultoras de Beleza Natura e empoderá-las como agentes de transformação social dentro de suas comunidades

As histórias das pessoas beneficiadas podem ser conhecidas no site https://acolher.movimentonatura.com.br/.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *