Pacientes com câncer devem ter prioridade na vacinação contra Covid-19 

 

A contagem regressiva para a imunidade contra o Coronavírus está cada vez mais perto de acontecer. Mesmo assim, muitas questões ainda estão sendo discutidas pelos profissionais de saúde e pela população, em geral, principalmente no que diz respeito aos pacientes oncológicos.

 

De acordo com a mastologista, Dra Marcia Pedrosa, os pacientes oncológicos apresentam uma baixa imunidade devido aos tratamentos de quimioterapia. Pacientes com câncer ou em tratamento com drogas imunossupressoras também deveriam ser incluídos no grupo prioritário para a vacinação contra a Covid-19. “Os pacientes que estão realizando quimioterapia também podem se vacinar, mas devem consultar seu médico para avaliar a melhor fase para tomar a vacina. Em alguns casos, a vacina de vírus inativados em pacientes imunossuprimidos pode não ter eficácia, só um médico para avaliar cada caso”, alerta, acrescentando que as decisões devem ser tomadas sempre em conjunto com o especialista.

 

Esses pacientes, que precisam continuar o tratamento oncológico mesmo durante a pandemia, já que o câncer não faz quarentena, também estão mais expostos aos riscos, por conta das necessárias e constantes visitas as unidades de saúde. A imunossupressão diminui a resposta imunológica natural do organismo desses pacientes fazendo com que a eficácia da vacina diminua. “Por causa dessa possibilidade da não imunização desses pacientes em tratamento oncológico ativo é necessário que se tenha uma decisão multidisciplinar sobre o momento do ciclo de tratamento em que é preferível administrar a vacina”,

conclui.

 

Serviço:   

Rio Mar Trade Center

Endereço: Rua República do Líbano – Torre 3, sala 1802

Fone: (81) 9964724-99 / 30405999

 

Clínica Salute

 

Endereço: Av. Rui Barbosa, 715 sala 706.

 

Fone: (81) 8962-4517

 

Memorial Oncologia

 

Endereço: Rua das fronteiras, 175

 

Fone: (81) 2138-0777

 

Preceptora da residência médica do Imip

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *