O piloto brasileiro Caio Collet realiza o sonho de correr em Mônaco
As ruas estreitas, o muro sempre muito próximo, as disputas lendárias, todo o charme do local e as celebridades nos boxes fazem de Mônaco uma corrida à parte. E muitos pilotos sonham um dia poder correr ali. Para o brasileiro Caio Collet, o sonho vai se tornar realidade neste fim de semana (dias 25 e 26) na disputa da terceira etapa da temporada 2019 da Fórmula Renault Eurocup nas ruas do Principado.
E o momento será ainda mais especial, já que os jovens pilotos farão uma das preliminares do Grande Prêmio de Fórmula 1. Ou seja, será uma importante vitrine para aqueles que buscam um dia estar no grid da principal categoria do automobilismo mundial.
Integrante do programa Renault Sport Academy, Collet está motivado. O piloto alcançou bons resultados, há duas semanas em Silverstone (Ing), marcando pontos nas duas corridas, ficando sempre entre os Top-5 no geral e vencendo a corrida 2 entre os estreantes.
“A expectativa para correr em Mônaco é muito positiva. Conseguimos bons resultados na Inglaterra e construímos uma boa base para tentar progredir ainda mais em Mônaco”, acredita Collet, de 17 anos, que corre pela equipe francesa R-ace GP.
Outro desafio nesta etapa também será o pouco tempo de treinos. Haverá apenas uma sessão livre na quinta-feira (23) de 50 minutos. Na sexta-feira (24), já acontecem os classificatórios. A corrida 1 no sábado está programada para as 5h15 (de Brasília). No domingo, a segunda prova terá sua largada às 7 horas (de Brasília). Ambas com 30 minutos de disputa e mais uma volta.
“Estou bem confiante no trabalho da equipe e venho me preparando muito com treinos no simulador. Isso vai ajudar, porque em Mônaco teremos pouco tempo de pista. Será só um treino para se adaptar rápido e pegar bem as referências para a tomada”, destaca o piloto brasileiro, que está em oitavo lugar na classificação geral do campeonato, com 28 pontos.
Collet também ressaltou dois pontos importantes para a etapa. “O primeiro é estar num bom ritmo desde o começo, dando pequenos passos a cada volta. E o segundo ponto é a tomada de tempos, porque em Mônaco é quase impossível ultrapassar. Então estaremos focados para conseguir uma boa posição de largada”, explica o piloto, que vê com bons olhos poder correr no mesmo fim de semana da Fórmula 1.
“É uma motivação a mais. Vai ser mais divertido ter todas as equipes ali, os pilotos, todo o ambiente único da Fórmula 1”, completa Collet.
No sábado e domingo, as corridas estão programadas para serem exibidas ao vivo pelo Youtube e Facebook da Renault Sport (https://www.youtube.com/user/
Descubra mais sobre
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.