Saúde

Pós-carnaval: médico alerta sobre lesões nos pés

Carnaval é sinônimo de alegria, festa e muita dança, mas após tanta diversão, os pés já castigados com a sobrecarga dos dias de folia, é comum surgirem as dores e as lesões.

Os pés por serem um dos membros mais importantes para a sustentação do corpo, está continuamente sob estresse e as lesões podem afetar várias estruturas, incluindo os ossos, músculos, tendões, ligamentos e articulações.

De acordo com o ortopedista do Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Recife (IOT), Dr. Carlos Henrique Magalhães, as pessoas que foram para a folia e não usaram calçados confortáveis são as que mais apresentam queixas de dores nos pés. As mulheres são as maiores vítimas de dores e entorses, já que usam saltos, calçados mais apertados e costumam dançar muito.

É importante ficar em alerta aqueles foliões que venham apresentar dores nos pés após este período de carnaval principalmente aquelas dores que são persistentes, pois isso pode ser um sinal de torção, distensão ou fratura. Outros sintomas que também acende o alerta para lesões graves são pés doloridos com inchaço e dor ao andar que dura por dias. Diante de tais sintomas é de suma importância procurar um especialista para avaliação.

O médico também alerta sobre os cuidados com os casos mais leves que é fazer o repouso adequado, compressa quente ou fria, elevar os pés e proteger o local afetado. Importante lembrar dos riscos de fungos caso os pés tenham ficado úmidos por um longo período de tempo e inflamações causadas por cortes ou arranhões.

Por fim, sempre utilizar calçados confortáveis, manter a boa higiene dos pés com unhas sempre cortadas, realizar alongamentos antes e após os dias de folia e fortalecimento da musculatura ao longo do ano. Essas medidas irão ajudar o corpo a se preparar e assim evitar lesões.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *