ArquiteturaDestaque

Quais os 3 erros que as pessoas cometem ao limpar pisos vinílicos

Acertar na limpeza ajuda a manter o piso com cara de novo por mais tempo

Um dos vários benefícios do piso vinílico é a facilidade de limpeza e conservação, diferencial que o tornou uma das escolhas mais certeiras para projetos residenciais, comerciais e corporativos no Brasil e no mundo.
O piso vinílico é prático e rápido de limpar, mas muita gente acaba errando na hora de higienizar esse tipo de revestimento, usando produtos e práticas inadequadas que podem acabar prejudicando a aparência.

Líder mundial em vinílicos, a Tarkett selecionou três dos erros de limpeza mais comuns para evitar danos que podem ser permanentes e assim ajudar muitas pessoas a manter o vinílico com cara de novo por muito mais tempo:
Usar solventes e derivados de petróleo
Jamais utilize solventes, removedores ou derivados de petróleo na limpeza ou eventual remoção de manchas do piso vinílico. Eles podem danificar a superfície do piso, causando riscos, arranhões e até a eventual corrosão da superfície.
O efeito inicial desses produtos é tirar a proteção superficial do piso e provocar a sensação de brilho, o que em um primeiro momento dá a impressão de piso limpo. Porém, a longo prazo, o efeito é de encardimento do produto e dificuldade de limpeza

Também não é recomendado usar sabão em pó, pois ele pode desgastar a superfície do piso, além de deixá-la escorregadia e suscetível a acidentes. Prefira sempre o detergente neutro.
Para matar vírus e bactérias, você pode utilizar a água sanitária (cloro diluído a 3%) sem problemas, mas não deixe de molho. Não é indicado o uso de cloro puro, pois ele pode manchar o piso.
Água em abundância
Dado o hábito de se lavar os ambientes com água corrente ou em baldes, comum em outros tipos de revestimento, criou-se a dúvida se os vinílicos também podem ser lavados sem risco de danificar os produtos.
Os modelos colados podem ser lavados, mas evite deixar água empoçada sobre eles por muito tempo. O excesso de umidade ou acúmulo de água pode provocar o descolamento das placas e réguas ao longo do tempo.
Por esse motivo, a instalação de vinílicos não é recomendada em áreas constantemente molhadas, como os banheiros com chuveiro. Atenção: os pisos vinílicos clicados nunca podem ser lavados.
Se você acabou de instalar um piso vinílico colado, é preciso aguardar sete dias após o término da instalação antes de realizar a primeira limpeza do piso, respeitando assim o tempo de cura do adesivo.

Não seguir o passo a passo da limpeza

Para limpar um piso vinílico diariamente, você vai precisar de um pouco de água, detergente neutro e panos limpos e secos. O passo a passo é:

1_ Remover todo tipo de sujeira do piso, como areia e poeira. Você pode fazer isso usando uma vassoura de pelo ou mop-pó;
2_ Aplicar em todo o piso uma solução de detergente neutro com água, usando mop-água ou limpadora industrial de baixa rotação. Utilize o mínimo possível de água;
3_ Enxaguar usando um rodo ou mop-água e secar com um pano limpo.
4_ Esperar alguns minutos até a secagem total e o piso estará liberado para uso.
A sequência parece óbvia, mas muitas pessoas interrompem o processo após o segundo passo ou simplesmente se esquecem de fazer o primeiro antes de começar a limpeza de fato.
Além de deixar seu piso mais bonito, a limpeza periódica aumenta a vida útil, a resistência e a durabilidade dele, além de reduzir os custos de conservação. Assim você pode curtir seu piso por muito mais tempo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *