Saiba como transformar cinco itens de decoração utilizando apenas um material: tinta spray

Sabe aquela mesinha de apoio que foi deixada de lado no canto de casa? E aquele banco de madeira da varanda que não se conecta mais com a decoração do ambiente? Pensando nisso, a Tintas Iquine, maior empresa de tintas do país com capital 100% nacional, reuniu dicas de como transformar o ambiente a partir da repaginação de objetos e móveis de decoração, utilizando apenas tintas spray.

Confira como e quais itens podem ser facilmente transformados:

1- Aparador de mesa de madeira: Sabe aquela pintura em madeira que já não apresenta o mesmo brilho? Pois bem, a aplicação de spray em decoração de madeira para repintura requer alguns cuidados específicos. Se o móvel de madeira já tiver um verniz ou uma tinta anterior, é só lixar até cegar o brilho do verniz ou da tinta, limpar com pano úmido para remoção do pó e repintar com a tinta Spray. Uma boa recomendação é o Spray Iquine Uso Geral.

Lembrando que vale forrar bem o local para que a tinta não atinja outras superfícies. A madeira costuma absorver mais a tinta, então vale passar duas ou três demãos.

Para finalizar, pode ser utilizado um verniz. O ideal é que o verniz seja aplicado somente depois de 24h da aplicação da tinta, para que ela seque bem. Antes de aplicar o verniz, lixe o local com uma lixa fina para depois aplicar o verniz, que pode ser o Incolor Uso Geral da Iquine, produto que protege a madeira contra os raios ultravioleta, possuindo ótima resistência à abrasão, álcool e água.

Agora é só aproveitar o novo visual do aparador no seu ambiente!

2- Vaso de plástico: O spray é capaz de ressignificar vasos de plantas, principalmente aqueles mais simples feitos de plástico. No caso desse material, não é necessário lixar o local.

Aqui vai uma dica: para pintar esse vaso ou qualquer outro material de plástico, é importante começar a aplicação em linha horizontal, iniciando fora do objeto e terminando também fora dele, em um vai e vem horizontalmente. Se você aplicar diretamente no vaso sem mover de um ponto para outro, pode haver acúmulo de tinta, deixando com um aspecto não tão atraente.

A escolha correta de tinta spray também pode influenciar no resultado final. A tintas Iquine possui o Spray Uso Geral Iquine, eficiente também em pinturas de metais, vime, gesso, cerâmica (não vitrificada) e alvenaria, com acabamento fosco, semi-brilho e brilhante.

Detalhe importante: antes de aplicar, faça um teste em uma pequena área para verificar a compatibilidade e a secagem do produto. O brilho do spray no material depende do tipo de plástico. Se o plástico responder bem ao teste, siga a aplicação!

A customização de vasos, combinada com um arranjo de planta certamente deixarão o ambiente muito mais moderno e bonito.

3 – Garrafa de vidro: As garrafas têm quase sempre o descarte como destino final. Mas com um pouco de criatividade e capricho, a garrafa pode se tornar um importante acessório decorativo, como um vaso de planta estilizado.

A tinta Spray Luminosos Iquine, inclusive, possui cartela com cores extremamente vibrantes, que proporcionam ótimo efeito decorativo neste tipo de transformação.

Uma dica boa é usar fita crepe para a pintura da garrafa com spray. Antes de aplicar, faça movimentos giratórios para misturar bem a tinta Spray dentro da lata.

Com a fita crepe, dê voltas com o adesivo na garrafa. Em seguida, aplique pequenas borrifadas na primeira demão. Vai evitar que a tinta escorra. Depois passe a segunda demão. Espere secar. Para finalizar, retire a fita crepe.

4 – Cadeira de ferro: Uma boa dose de criatividade faz com que as cadeiras guardadas no fundo de casa voltem a ser protagonistas na sala. Com a tinta Spray Metálicos Iquine, por exemplo, o trabalho de renovação da cadeira tem secagem rápida.

Caso a cadeira apresente ferrugem, faça o lixamento com escova de aço para deixar a superfície lisa. É importante aplicar um zarcão nas áreas metálicas após o lixamento e remoção da ferrugem. O Zarcofer Iquine é um fundo protetor anticorrosivo indicado. Depois disso, agite bem a lata de spray antes de aplicar. A primeira camada de tinta deve ser mais leve, sem tanta intensidade para não escorrer a tinta. Para uma melhor cobertura, aplique várias demãos com intervalos regulares entre as mesmas.

Com ampla cartela de cores, a tinta Spray Metálicos Iquine apresenta boa cobertura, alto rendimento, secagem rápida e funciona super bem sobre gesso, cerâmica, ferro e metais.

5 – Abajur de cerâmica: Que tal dar um fim àquela cor já meio sem vida do abajur? Chegou a hora de repaginar essa decoração.

O processo de transformação do abajur com spray não tem muito segredo. Se estiver em bom estado, é só lixar, remover o pó e pintar. Pode-se aplicar, inclusive, o Fundo Uso Geral Iquine previamente na superfície para maior uniformidade e acabamento na aplicação. Agite bem a lata antes de usar.

Pulverize a uma distância de 20cm a 30cm do local, utilizando-se de movimentos uniformes cobrindo a área desejada. Para uma melhor cobertura, aplique várias demãos com intervalos regulares entre as mesmas. Spray Luminosos da Iquine, por exemplo, entrega um efeito visual moderno para esse tipo de pintura.

Sobre o Grupo Iquine: O Grupo Iquine detém a maior indústria de tintas do Brasil com capital 100% nacional e a terceira do país em volume de produção, envolvendo 850 colaboradores diretos. Atuando nos segmentos de tintas imobiliárias e industriais, seus produtos estão presentes em mais de 20 mil pontos de vendas em todo o país. Fundada como Tintas Iquine em fevereiro de 1974, no Polo Industrial de Jaboatão dos Guararapes (Grande Recife), o Grupo Iquine se transformou em um dos maiores do Brasil, consolidando sua marca no mercado nacional através da qualidade de seus produtos.

As operações do Grupo Iquine ganharam ainda mais força com a aquisição da Tintas Hidracor, em março de 2020. O Grupo Iquine é vinculado à Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas (Abrafati), com certificação de Qualidade concedida pelo Programa Setorial de Qualidade (PSQ) e está em conformidade com todas as exigências e normas de qualidade do segmento. Atualmente, possui capacidade de produção de 220 milhões de litros por ano, somadas as três unidades fabris, sendo duas localizadas no estado do Ceará (em Maracanaú e Acarape) e uma em Pernambuco (Jaboatão dos Guararapes), além de um centro de distribuição no estado de São Paulo (Guarulhos). Para saber mais, acesse aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *