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Whisky escocês está na moda de novo… E agora são as mulheres que mandam

Sem sombra de dúvida, os destilados podem ser apreciados por todos. E quando se trata de whisky, são muitas as mulheres que escolheram esse destilado como o seu preferido. Nos últimos anos, essa tendência aumentou: de acordo com um estudo recente da MRI-Simmons, aproximadamente 40% dos consumidores de whisky são do mercado feminino. Essa tendência faz parte de um vínculo que se fortalece a cada dia com o trabalho de milhares de mulheres na indústria do whisky.

À medida que a bebida perde suas associações masculinas, as mulheres estão adotando o single malt como seu novo caminho para explorar e experimentar seus perfis de sabor. Por exemplo, só no Reino Unido, as mulheres agora bebem 40 milhões de doses de whisky a mais por ano do que em 2010, um aumento de 15%, de acordo com os dados de mercado. Além disso, 35% dos bebedores de whisky no Reino Unido e nos Estados Unidos são mulheres.

Há uma tendência nos últimos anos que vem amadurecendo em barris de carvalho que está dando o que falar: O mundo feminino e o single malt. As mulheres são e foram uma parte importante da história do whisky, conforme explicado no livro “Whiskey Women: The Untold Story of How Women Saved Bourbon, Scotch, and Irish Whiskey”. Muito simplesmente, na década de 1920, as contrabandistas fabricavam, transportavam, distribuíam e vendiam o destilado. Elas ajudaram a legalizar a indústria, desafiando a proibição nos Estados Unidos. Em última análise, as mulheres são as herdeiras da rica história do whisky escocês e de todo o universo que gira em torno dessa bebida milenar.

Nas décadas seguintes, algumas das estrelas mais icônicas de Hollywood também se renderam aos encantos desse destilado: Ava Gardner bebeu whisky na companhia de outras lendas como Frank Sinatra e Ernest Hemingway, enquanto Marilyn Monroe, outra indiscutível rainha das telas, bebeu um whisky sour em “O Pecado Mora ao Lado”, um de seus filmes mais memoráveis; e agora 2021 foi o ano com mais mulheres na indústria, desde mestres destiladoras, embaixadoras de marca, proprietárias e, sobretudo, colecionadoras.

Hoje em dia, mais e mais mulheres se tornaram conhecedoras desse destilado. E para todas elas, The Macallan tem uma seleção de whiskies single malt que reúne um legado extraordinário onde se destaca um processo de produção artesanal que foi aperfeiçoado por um grupo de mestres destiladoras que têm a excelência como um de seus valores.

“O amor, o gosto e a paixão pelo whisky é algo que não tem gênero. É maravilhoso pensar que posso inspirar outras mulheres a seguirem carreiras como essa. Para mim, acima de tudo, é sobre ser excelente no que faz. Sim, sou mulher, mas principalmente quero ser conhecida como fabricante de whisky. Temos uma grande equipe e uma mistura muito diversificada de seis pessoas, três das quais são mulheres. As fabricantes líderes de whisky Sarah Burgess, Polly Logan e eu somos gerentes de destilaria, por isso é ótimo poder trazer nosso conhecimento e visão a uma marca tão importante como The Macallan”, explica Kirsteen Campbell The Macallan Master Whiskey Maker.

A presença e a percepção das mulheres na indústria do whisky escocês estão mudando. Recentemente, a Scotch Whisky Association, em nome de seus membros, publicou uma Carta de Diversidade e Inclusão, que torna visível o trabalho em conjunto que vem sendo realizado nas empresas membros da SWA sobre a força de trabalho, as habilidades e a inclusão como parte dessa indústria. A diversidade é uma parte importante da resiliência dos negócios. A evidência é clara de que a tomada de decisão é fortalecida levando-se em conta uma gama genuína de pontos de vista e que as organizações são mais bem-sucedidas como resultado. Como é o caso de muitas indústrias dominadas por homens, quanto mais mulheres estiverem representadas, mais elas se sentirão à vontade para entrar em um universo tão especial quanto o do whisky.

“É importante que outras mulheres nos vejam desempenhando esses papéis e saibam que podem entrar na indústria do whisky de forma profissional. Do ponto de vista do consumidor, acho que essa representação realmente ajuda a empoderar mais mulheres e desmascarar essas percepções ultrapassadas de que o whisky é uma bebida para homens, e mais, uma bebida para homens mais velhos. Um single malt é o reflexo do trabalho de milhares de pessoas que contribuem para continuar eternizando os processos artesanais do whisky escocês por gerações. Em cada gota, sua riqueza cultural se reflete em um sabor único e incomparável, onde o único rótulo que importa é o da excelência”, conclui Sarah Burgess, The Macallan Lead Whisky Maker.


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