Notícias

Alunos e professores da rede pública do Recife e de Belo Jardim embarcam para intercâmbio cultural em Portugal

Estudantes e educadores terão a oportunidade de viver, em território lusitano, uma parte da história brasileira e escrever um novo capítulo de suas próprias vivências

Vinte e quatro estudantes da rede municipal de ensino das cidades do Recife e de Belo Jardim, em Pernambuco, além de dois professores de cada município, embarcam neste sábado (11) para participarem de um intercâmbio cultural em Portugal. O projeto “Era Uma Vez…Brasil” dará a oportunidade de reconhecimento da história brasileira, passando pela valorização dos povos originários e visitando o país lusitano durante 10 dias.

Todos os selecionados já participaram de oficinas de audiovisual nas áreas de interpretação, roteiro, som e fotografia, além de vivências afro-brasileiras e indígenas em encontros com representantes dos Xukurus do Ororubá, dos Quilombos Catucá e Barro Branco, do Terreiro Santa Bárbara Nação Xambá e de etnias indígenas de Pernambuco.

“Agora chegou o grande momento de construirmos essa nova história com os estudantes. É uma oportunidade única, de dez dias que, com certeza, simbolizam muito mais do que apenas uma viagem ao exterior”, diz Marici Vila, diretora executiva do “Era Uma Vez… Brasil”.

Em Pernambuco, o projeto mobilizou 34 professores de 27 escolas diferentes, com 836 estudantes inscritos. Voltado para estudantes e professores de História do oitavo ano da rede pública de ensino, o “Era Uma Vez… Brasil” chega à sua sétima edição em 2023 trabalhando o recorte temático “Mais do que o Ipiranga: as independências de outros Brasis”. Em todo o país, 120 brasileiros farão o intercâmbio, contando inclusive com os docentes.

Na primeira etapa, chamada de “Fatos Históricos” e finalizada em maio, o projeto mobilizou professores de História. A partir desses encontros, os docentes propuseram atividades em sala de aula para os alunos inscritos. Os estudantes produziram mais de 300 histórias em quadrinhos (HQs) e vídeos de até um minuto com a temática do projeto. Os adolescentes que criaram as 100 melhores HQs seguiram para a etapa de oficinas e irão integrar o livro “Era uma vez… Brasil”, que será distribuído em escolas e bibliotecas no Brasil e em Portugal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *