Ambiente da Coral na CASACOR Pernambuco mostra como minimalismo também pode ser aconchegante

 

Arquitetos João Vasconcelos e Luiz Dubeux

Cor do Ano da marca de tintas em 2022, Melodia Suave dá o tom da tranquilidade em espaço projetado pela dupla Dubeux Vasconcelos

Na 24ª edição da CASACOR Pernambuco, que acontece de 28 de outubro a 5 de dezembro, a Tintas Coral traz aos visitantes um ambiente multifuncional que traduz um morar despretensiosamente leve e contemporâneo. Chamado de Estar Quies Coral, foi pensado por Luiz Dubeux e João Vasconcelos, do escritório Dubeux Vasconcelos Arquitetura, e emerge uma atmosfera tranquila e minimalista, sem perder a afetividade. Além de apresentar o mais amplo ambiente dessa que é a maior mostra do segmento de arquitetura, decoração, design e paisagismo da América Latina, a Coral é também a tinta oficial do evento que será realizado no pavilhão externo do Shopping Center Recife, com 22 espaços projetados em uma área de 2.000 m², e de todas as versões regionais da CASACOR em 2021.

O Estar Quies Coral carrega na sua essência um convite à calma. Daí o nome “quies”, quietude em latim. Com 58,80m², o espaço é composto por ambientes multifuncionais. À primeira vista, os tons esverdeados e as linhas verticais levam a um sentimento de imersão nas águas. Em seguida, vem o mergulho na leveza celeste, traduzida pelas diferentes texturas da Melodia Suave, a Cor do Ano da Coral – estabelecida pelo ColourFutures 2022, o estudo de cor e comportamento da AkzoNobel, realizado há 20 anos.

Nesse verdadeiro refúgio, as cores nos tetos e paredes dão o tom da serenidade, com uma paleta enxuta e coerente. No hall de entrada, que também dispõe de escritório e adega, forro, paredes e filetes aparecem na cor Mina de Cascalho, em acabamento fosco. Nesses espaços, o ripado tão em alta que reveste as paredes ganha personalidade e sai do lugar-comum com o poder da cor. Passando para o lavabo, no jogo de sobretons, a tonalidade muda para Lagoa Natural. Na grande sala – que integra sala de estar, jantar e apoio gourmet –, reina a Cor do Ano, Melodia Suave. No teto, ela surge com o efeito exclusivo aveludado, o velvet. Nas paredes, o acabamento é fosco e divide a atenção com a tonalidade Outono Gelado na meia parede, além do Branco Minimalista nas boiseries. Dando unidade a todos os ambientes e trazendo um ar de modernidade, o piso é de cimento queimado. Como afirmam os arquitetos, “tudo é muito sutil. A força está no todo, em sua harmonia”.

Em sua sexta participação consecutiva na CASACOR e considerando o tema geral que permeia todas as mostras esse ano (A Casa Original), Luiz Dubeux e João Vasconcelos projetaram um espaço em que as pessoas realmente pudessem se identificar e se inspirar, em um “minimalismo quente”, ou seja, moderno, mas que, ao mesmo tempo, abraça e traz aconchego, tem dimensão humana. Para chegar a esse resultado, eles contaram com mobiliários leves – de Jader Almeida e do grande mestre Sergio Rodrigues, entre outros – e muita textura nas tramas, nas tintas e tecidos, com elementos naturais e essencialmente artesanais, além do uso de madeira e peças que conferem personalidade ao ambiente. Exemplos são a mesa de centro de autoria própria, confeccionada em mármore travertino e MDF pintado na cor Branco Minimalista, e o aparador apoiado em raízes da artista plástica e designer pernambucana Náiade Lins.

 

Para completar, muitas obras locais contemporâneas. Na parede da sala, por exemplo, uma grande tela do artista recifense Carlos Alberto Pragana é destaque. Foi criada especialmente para a ocasião, com tinta acrílica imobiliária Coral. No corredor de acesso, um carretel em ferro e cerâmica de José Paulo. Compõem também os ambientes criações icônicas de Cristiano Lenhardt, Ramonn Vieitez e Marcio Almeida.

 

“Neste último ano aprendemos a apreciar nossa casa com um novo olhar. Nosso lar ganhou ainda mais importância em seu papel de acolhimento e também de multifuncionalidade. Tudo isso está muito bem representado no nosso espaço este ano na CASACOR Pernambuco, que transborda leveza, sossego e criatividade, um ambiente acolhedor”, comenta Priscila Perez, especialista de Colour Design da AkzoNobel na América do Sul. “Pela sexta vez consecutiva somos a tinta oficial da mostra em Recife, um lugar onde temos história, cidade que abriga uma fábrica da Tintas Coral desde 1968. Aqui também apoiamos o projeto Mais Vida nos Morros, que transforma comunidades locais. Mais uma vez esperamos inspirar os visitantes e demonstrar nossa paixão pela pintura e o poder transformador das cores na decoração”, conclui.

 

Serviço CASACOR Pernambuco 2021

Período: De 28 de outubro até 5 de dezembro de 2021

Local: Pavilhão externo do Shopping Recife – Rua Padre Carapuceiro, 777

Horário: de segunda a sábado: das 14h às 22h. Aos domingos e feriados: das 14h às 20h

Sobre a CASACOR

Empresa do Grupo Abril, a CASACOR é reconhecida como a maior e mais completa mostra de arquitetura, design de interiores e paisagismo das Américas. O evento reúne, anualmente, renomados arquitetos, decoradores e paisagistas e em 2021 chega à sua 24ª edição em Pernambuco, totalizando 14 praças nacionais (Bahia, Brasília, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Ribeirão Preto) e mais quatro internacionais (Miami, Bolívia, Paraguai e Peru). Instagram: @casacor_oficial | @casacor_sustentavel Facebook: facebook.com/casacor_oficial Site: www.casacor.com.br

Sobre o Dubeux Vasconcelos Arquitetura

Ainda estudantes, foram a paixão pela arquitetura e as afinidades estéticas que direcionaram Luiz Dubeux e João Vasconcelos a trabalharem em conjunto. Formados em 2010, fundaram o escritório Dubeux Vasconcelos arquitetura, cujo foco é a realização de projetos que traduzam os anseios e a identidade dos clientes. Um estilo jovem e contemporâneo é o fio condutor da dupla. A singularidade e frescor dos projetos é alcançada pela constante busca pela inovação aliada à elementos atemporais, pela harmonia entre estética e funcionalidade, pelo delicado equilíbrio entre conforto e praticidade e pela conjugação de bom design às artes plásticas. Projetos arquitetônicos, comerciais, corporativos, residenciais e design de produto são as áreas de atuação do escritório, sempre pautado pela assistência integral ao cliente, pelo cumprimento de prazos e por orçamentos justos.

Sobre a AkzoNobel

Somos pioneiros em um mundo de possibilidades para dar vida às superfícies há mais de 200 anos. Há uma grande chance de você estar perto de um de nossos produtos, pois somos especialistas em cor e proteção. Nosso portfólio de marcas globais – incluindo Coral, International, Sikkens e Interpon – tem a confiança de clientes em todo o mundo. Atuamos em mais de 150 países e buscamos ser líderes da indústria. Afinal, é o que você esperaria da empresa mais sustentável e inovadora de tintas e revestimentos que inventa o futuro há mais de dois séculos. Para obter mais informações, visite www.akzonobel.com. © 2021 Akzo Nobel N.V. Todos os direitos reservados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *