Notícias

Atividade acadêmica de imersão transforma a paisagem de praça na Imbiribeira

Os alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário UniFBV Wyden participaram, agora no início do mês, de uma atividade de extensão oferecida pela disciplina Ateliê de Paisagismo: Território, em conjunto com o Casulo, escritório modelo do curso. Com o objetivo de estudar e aplicar possibilidades de intervenção na paisagem urbana, a atividade teve início com uma formação teórica sobre urbanismo tático e instalações urbanas efêmeras.

A ação foi coordenada e organizada pela professora Jessica Tardivo, juntamente com os estagiários do escritório modelo: Breno Moes, Daniele Oliveira, Diego Cavalcanti, Eduarda Vasconcelos, Jean Felipe, Joanna Barros e Lea Soares. Os participantes realizaram uma visita para levantamento do terreno na Praça Arquiteto Luiz Nunes, no bairro da Imbiribeira.

Divididos em quatro equipes, os participantes criaram projetos e propostas de intervenção temporária e paisagísticas para a praça. A partir dos principais elementos de cada proposta, os grupos criaram mobiliários e prepararam materiais para a implantação de um jardim. Em uma etapa do projeto, junto com a comunidade, os alunos instalaram mobiliários e transformaram a paisagem existente.

Segundo Joanna Barros, aluna e moradora do bairro, os moradores do entorno da praça vinham cuidando do lugar e inserindo algumas plantas. “Mesmo assim os moradores precisavam e precisam de ajuda constante para manter a paisagem urbana”, ressalta. Para a professora e coordenadora do escritório modelo, Jessica Tardivo, a atividade proporcionou a integração dos alunos com a comunidade para que pudessem pensar e colocar em prática juntos novas soluções para o espaço urbano. “Esta iniciativa não só enriqueceu o aprendizado dos alunos, mas também trouxe melhorias significativas para a Praça Arquiteto Luiz Nunes na Imbiribeira, fortalecendo os laços entre a universidade e a comunidade local. A ideia é ter sempre aulas práticas que gerem benefícios para as pessoas”, destacou a docente.  


Descubra mais sobre

Subscribe to get the latest posts sent to your email.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Descubra mais sobre

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading