Curta Taquary bate recorde de inscrições e promoverá o plantio de centenas de mudas no Agreste

A preocupação com a preservação ambiental sempre fez parte do Curta Taquary e esse compromisso é reforçado na 15ª edição do festival, que acontece de 16 a 22 de março, em Taquaritinga do Norte. A produção se comprometeu a, a cada inscrição, plantar uma muda nativa do Agreste pernambucano, com o intuito de reflorestar e recuperar os solos de áreas desmatadas e devastadas por queimadas. E o resultado surpreendeu: foram 777 filmes, um recorde. Adicionadas a elas, serão plantadas mais 521 mudas, número relativo às inscrições de 2021, totalizando 1.298 plantas.

As mudas serão fornecidas pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco e o plantio acontecerá, também, durante o período de oficinas oferecidas pelo festival na zona rural de Taquaritinga do Norte, a partir do dia 8 de março. O festival acontece presencialmente e online entre 16 de março, Dia Nacional da Conscientização das Mudanças Climáticas, e 22 de março, Dia da Água.

Ao todo, o Curta Taquary será composto por nove categorias competitivas: Mostra Brasil, com obras de temática livre; Mostra Primeiros Passos, voltada para os primeiros filmes de novos realizadores; Mostra Dália da Serra, com filmes produzidos em atividades pedagógicas, projetos de formação e oficinas; Mostra Universitária, direcionada para produções oriundas de estudantes de graduação; Mostra Diversidade, com obras que abordem questões de sexualidade e de gênero. Completam ainda a programação a Mostra Curtas Fantásticos, com foco no horror, ficção científica e fantasia; Mostra Criancine, para o público infantojuvenil; Mostra Pernambucana, com trabalhos produzidos no Estado; e a Mostra Por Um Mundo Melhor, focada na educação ambiental.

A lista com os filmes selecionados será divulgada em breve, assim como as atividades formativas e toda a programação do evento. O 15º Curta Taquary conta com incentivo do Funcultura – Edital do Programa de Fomento à Produção Audiovisual de Pernambuco.

Mais informações podem ser encontradas no site do festival (www.curtataquary.com.br) e no Instagram (@curtataquary).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.