Notícias

DJ MAM lança sua nova música “Que Beat é Esse?”

Música é uma parceria com rapper Foxfire e traz referências ciganas e mouras,vindas da Espanha, em mistura com latinidade do Norte do Brasil

“Que Beat é Esse?” é o mais recente lançamento do DJ MAM (Marco Aurélio Marinho) e do Foxfire. O single, já disponível nas plataformas digitais, é fruto de parceria com Foxfire e apresenta a sinergia encontrada por MAM após viagens à Espanha, na Europa, e ao estado do Pará.

“A música “Que beat é esse?” traz referências ciganas e mouras, vindas da Espanha, como as palmas, castanholas e o canto árabe, presente nos aboios nordestinos, conectadas à latinidade e à cultura amazônica”, conta o DJ MAM.

A região Norte é exaltada na letra do Foxfire e DJ MAM, em menções à cachaça de Jambu e ao clássico carimbó “Jamburana”, de Dona Onete, e a música “Sambarimbó”, carimbó composto por DJ MAM em 2012, em seu álbum autoral Sotaque Carregado. Na canção, o piano solo com intenção latina, muito swingado na região norte do país, e o contrabaixo, foram gravados por Alex Moreira, pioneiro da bossa nova eletrônica e coprodutor musical da faixa, falecido em outubro.

MAM se apresentou em importantes eventos, como Réveillon de Copacabana, Roskilde Festival (Dinamarca), MIDEM Latinamerica, WOMAD (Chile e Ilhas Canárias), AME – Atlantic Music Expo (Cabo Verde) e MIMO (Brasil e Portugal). Artista híbrido, ele é representante das culturas de resistência. Fortemente conectado com o Rio de Janeiro, é dele a música oficial da cidade e a canção-tema dos 80 anos do Cristo Redentor. Sua mistura musical representa o espectro cultural da identidade brasileira. Ritmos regionais do Brasil conectam-se com sons globais em suas músicas autorais, produções, remixes e dj sets.

DJ MAM já realizou parcerias em colaborações com mais de cem artistas, como os eternos Elza Soares e Moraes Moreira, Gilberto Gil, Alceu Valença, Dona Onete, Chico César, Criolo, Luedji Luna, BNegão, Tropkillaz, El Buho, Batida e outros. Com esse lançamento, DJ MAM apresentará o artista Foxfire, marcando o seu compromisso em promover novos talentos em seu palco.

“Conheci o Foxfire na Urca, quando morei por lá em 2016 e me chamou a atenção o seu flow solar. Já experimentamos um bootleg numa versão funk carioca de ‘Hey Mama’ do David Guetta e, de lá pra cá, ele deu umas canjas em minhas apresentações em palcos mais intimistas e me surpreendeu a sua desenvoltura e a recepção do público. No ano passado, nossa parceria caminhou profissionalmente e investimos na produção do single ‘Que Beat é Esse?’. Inicialmente, a letra principal da música foi composta para estar como uma versão do remix que havíamos lançado da música “Jamburana” de Dona Onete. A letra ficou tão potente que sugeri a ele seguirmos para uma nova música, totalmente autoral”, relembra DJ MAM.

Foxfire é um rapper e atleta carioca conectado ao mundo cripto, que se identifica às características da raposa da floresta (Red Fox): velocidade e resistência, tanto na corrida quanto no flow. “Eu sempre me caracterizei muito pela versatilidade. Eu consegui lançar mais de cem músicas no YouTube, em diversas batidas e ritmos diferentes, sempre com essa pegada e influência do rap e do hip hop americano, mas sempre tentando me aventurar em batidas de pop, eletrônico, hip-hop, rock, o que for… E o MAM me estimulou justamente por isso, né? Por ele ter essa brasilidade, essa mistura de ritmos e estilos, que casa muito bem”, justifica Foxfire.

O lançamento da música, cujo pré-save seria no último dia 18 de novembro, sofreu a interferência do mau tempo durante um show aberto em comemoração ao aniversário da cidade de Niterói. “Ainda estou me recuperando do desmoronamento do palco durante meu show na Praia de Icaraí, quando seria lançado, ao vivo, o pré-save de minha nova música, e primeira parceria com o artista Foxfire. Venho lutando pela minha saúde mental devido ao choque do incidente que poderia ter tirado a minha vida, de minha equipe, incluindo minha manager, e esposa, Érika Nascimento, bem como de meus convidados, dentre eles, de certa forma, o Foxfire, minha aposta nessa nova geração do rap nacional”, desabafa DJ MAM.

Devido ao incidente, MAM ressignificou a letra de sua música, relacionado-a ao momento fatídico. “Invoquei a vibração do Deus da justiça, o orixá do trovão, Xangô, bem como meus caboclos e orixás, e tive um livramento, como, mais uma vez, Foxfire canta, e profetiza, na letra: ‘Deus me livre’ (trecho da letra). Literalmente, como a música evoca, o grave tremeu e esse lançamento, que não chegou a ser cantado no palco, somente na passagem de som, nos mantém vivos, e curados do ‘cansaço e depressão’ (trecho da letra), que o episódio nos trouxe nesses recentes dias de nossas vidas”, acrescenta.

Sotaque Carregado – Sotaque Carregado é o selo musical, festival de artes e música e o álbum do multiartista DJ MAM, indicado ao Prêmio da Música Brasileira em 2013 e 2016. Nasceu como slogan do programa de rádio do DJ MAM na MPB FM em 2006, virando um show e mais de 20 edições de festas até se tornar festival em 2012. Seus palcos, streamings, obras de arte e lançamentos apresentam mais de 500 nomes da música e das artes visuais como Elza Soares, Criolo, Hermeto Pascoal, Gaby Amarantos, BaianaSystem, Denilson Baniwa, Ernesto Neto e Oskar Metsavaht. Principal projeto da 4P’s Promoções e Eventos LTDA, empresa indicada aos prêmios SIM – Semana Internacional da Música, Brasil Criativo e Profissionais da Música nas categorias criatividade, inovação e transformação social.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *