DOMINGO DIA DO PÃO mercado aquecido e investindo na diversidade
No próximo domingo, dia 16 de outubro, é comemorado o Dia Mundial do Pão. Esse item tão conhecido da mesa dos brasileiros não é só representado pelo tradicional pão francês, mas hoje em dia as opções são as mais diversas possíveis e o setor é uma mola propulsora da economia de qualquer cidade. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria (ABIP), são mais de 70 mil padarias espalhadas pelo Brasil. Em 2021, o mercado de panificação e confeitaria faturou R$ 105,85 bilhões no país, um crescimento de 15,3% em relação a 2020. Uma média de 2,5 milhões de trabalhadores fazem parte do setor de panificação, sendo 920 mil com empregos diretos e 1,6 milhão de profissionais indiretos, ainda segundo dados de 2020. Estima-se que 41 milhões de brasileiros entrem em padarias todos os dias para comprar pão.
“Mas como em todos os setores, as padarias tiveram de se adaptar rapidamente aos problemas causados pela pandemia. Cada um na sua forma se readaptou, focou na melhoria de processo e assim diminuindo desperdício e otimizando seus resultados. Investimos forte em treinamento e na capacitação da nossa equipe para levar para os clientes um atendimento diferenciado que gera a nossa fidelização”, explica Marcelo Silva, proprietário da Parla Deli.
Hoje sua padaria já possui três unidades (Aflitos, Casa Amarela e Boa Viagem, além de uma fábrica que funciona do bairro da Tamarineira), emprega mais de 160 pessoas e produz mais de 200 tipos de itens (além de pães, são salgados, doces, bolachas, bolos, etc). A Parla Deli hoje possui no seu cardápio mais de 30 tipos de pães. “Temos pães para todos os gostos, desde os mais tradicionais até pães especiais feitos com fermentação natural, farinha e manteiga importadas, mas, com certeza, o carro chefe de uma padaria sempre será o nosso famoso pão francês quentinho”, ressalta Marcelo Silva.
Descubra mais sobre
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.