Especialista alerta sobre os cuidados para a saúde mental infantil

Janeiro é lembrado como o mês que divulga a importância dos cuidados com a saúde emocional, o Janeiro Branco, e precisamos voltar a atenção para as crianças e adolescentes. Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) mostram que, no mundo, a depressão entre crianças na faixa dos seis aos 12 anos saltou de 4,5% para 8% na última década.

Segundo o Psicólogo especialista em Terapia Cognitiva Comportamental, Rodrigo Nery, é crescente o número de crianças sendo diagnosticadas com depressão e ansiedade de 2020 até agora. “Para com isso, menino. Tem necessidade de você ficar triste? Tem tudo em casa!”. A maioria de nós já ouviu isso, né? É bem comum que os responsáveis negligenciem as emoções e as necessidades dos filhos, ignorando birras, desobediência, comportamento opositor, intolerância às frustrações, apatia e desatenção, por exemplo”, enfatizou o especialista.

Nery ainda alertou que um olhar cuidadoso para a infância é necessário para uma sociedade cada vez mais saudável. “ É necessário ter um olhar atento para nossas emoções. Assim, podemos manter relacionamentos saudáveis e estímulos adequados, favorecendo o desenvolvimento das crianças. Todo cuidado conta! Cuide-se e cuide de quem você ama”, completou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.