DestaqueNotícias

Especialistas alertam cuidados com pets nessa época do ano

O período de inverno requer cuidados não só para os humanos, mas para os pets também. Nessa época do ano, eles ficam suscetíveis à baixa de imunidade, podendo ocasionar problemas respiratórios e até mesmo articulares e oftalmológicos.

De acordo com o veterinário, que é clínico geral e especializado em Nefrologia, da rede Pet Dream, Dr. Francisco Almeida, nesse período mais frio, os cuidados com os pets precisam ser redobrados, principalmente com os filhotes que ainda apresentam um sistema imunológico imaturo e ainda não iniciaram o calendário vacinal, ou não tomaram todas as vacinas necessárias.

“Os pets devem ser banhados com água morna, preferencialmente em ambientes fechados, e em seguida, devem ser devidamente secados e escovados. Nos cães de pelo longo, deve-se evitar baixar muito o pelo nas tosas. Esses cuidados ajudam a reduzir riscos de doenças dermatológicas e respiratórias.

Além disso, devemos ficar atentos aos passeios, que preferencialmente, devem ser realizados em áreas secas e na impossibilidade lavar, secar bem as patinhas na volta dos passeios, evitando as pododermatites ( inflamação da pele das patas)”, destacou Dr. Francisco Almeida.

O veterinário disse ainda que, como nos dias frios é comum os pets e tutores reduzirem suas atividades, os passeios são fundamentais, assim como a ingestão diária de água para que os filhos de quatro patas fiquem sempre hidratados, evitando problemas renais e e reduza o nível de ansiedade.

Já a veterinária que é clínica geral e especialista em Felinos da rede Pet Dream, Dra Andresa Souza, alertou para uma doença importante, potencialmente letal e com aumento de animais infectados, nesse período do ano que é a leptospirose, provocada por bactéria e transmitida pela urina de roedores e outros mamíferos, presentes em aguaceiros decorrentes de enchentes.

“A principal forma de prevenção são as vacinas que devem ser realizadas, nos primeiros meses de vida do seu cãozinho, com reforços semestrais e/ou anuais. Além disso, não expor o cão a áreas alagadas. Na presença de sinais clínicos tais quais; febre, dor no abdômen, falta de apetite, vômitos e principalmente icterícia (coloração amarelada das gengivas, olhos e pele), levar o cão imediatamente a um médico veterinário, alertou a especialista.

Atualmente, a Pet Dream conta com quatro unidades da marca, sendo uma em Boa Viagem, outra em Setúbal, também tem unidade da marca em Piedade e o hospital inaugurado em abril, em Casa Forte que além de toda estrutura hospitalar, também conta com os serviços de Resort e Parque Aquático para os pets.

Com mais de 28 anos de atuação no mercado, a Pet Dream é uma referência quando se trata de saúde animal. Conta com médicos que atendem diversas especialidades como: Oncologia, Dermatologia, Neurologia, Ortopedia, Fisioterapia, Cardiologia, Alergologia. A rede também presta atendimento médico para animais silvestres.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *