Espetáculo “As Aventuras de Matias” chega a Pernambuco lançando olhar poético sobre a infância
Com trilha sonora original e executada ao vivo, a peça do Grupo Girino (MG) conta, através do Teatro de Bonecos, a divertida história de um garoto em sua banheira. Sessões no Cineteatro Samuel Campelo, dias 28 e 29 de outubro, terão entrada franca – antes, dias 26 e 27, haverá apresentações especiais para estudantes de escolas públicas.
Após rodar o Brasil e ser assistido por mais de 400 mil pessoas, o espetáculo “As Aventuras de Matias”, do Grupo Girino (MG), chega pela primeira vez a Pernambuco com a divertida e musical história do garoto que transforma sua banheira em uma grande aventura no fundo do mar. A trama é toda contada através da magia do Teatro de Bonecos. Com entrada franca, a peça será encenada nos dias 28 e 29 de outubro, às 15h, no Cineteatro Samuel Campelo – os ingressos devem ser retirados na bilheteria uma hora antes. Dias 26 e 27, a companhia fará duas sessões especiais para estudantes de escolas públicas.
As apresentações no Estado fazem parte do projeto “Primeiro Olhar – As Aventuras de Matias” que, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e patrocínio do Instituto Cultural Vale, garantiu a circulação do espetáculo nos meses de agosto e setembro, pelas cidades mineiras de Belo Horizonte e Nova Lima. “Estamos felizes em chegar a Pernambuco, berço e origem do Teatro de Bonecos Popular brasileiro e referência na produção artística para as infâncias. O projeto foi pensado para democratizar nossa arte, realizando apresentações gratuitas e contando com agendamento de grupos escolares, promovendo, assim, o encontro do público com o Teatro de Bonecos”, celebra o diretor, Tiago Almeida.
“As Aventuras de Matias” aborda, sob um olhar poético, o universo criativo durante o momento do banho das crianças. É inspirado nas lindas memórias da dramaturga Conceição Rosière, uma avó de primeira viagem disposta a nutrir a imaginação de seu netinho, Matias. Recortes dessa convivência, que incluía banhos em bacia, banheiro molhado e muita bagunça para que a brincadeira pudesse fluir, serviram de base para a narrativa. A montagem utiliza várias técnicas de Teatro de Bonecos e animação, como marionetes de manipulação direta, varas, teatro de papel, boneco de luva e figuras bidimensionais. Expressivos, os bonecos despertam um encantamento mágico em crianças e adultos.
Em cena, o jogo teatral torna-se lúdico e imaginativo, percorrendo situações e encontros com seres das profundezas do mar. Matias inicia sua aventura no banho com o sapo, seu brinquedo favorito. Quando sua banheira se transforma em um barco, eles partem em uma jornada em busca de desvendar os mistérios do fundo do mar.
A trilha sonora original foi composta por Léo Mendonza, premiado diretor musical, também responsável pela direção musical do espetáculo. Há uma riqueza musical e sonora, percorrendo ritmos nacionais e populares. As canções são executadas ao vivo pelos atores e músicos Edu Souza e Kely Daiana a partir de instrumentos percussivos, cavaquinho, violão, flauta, teclado e acordeon. A linguagem da peça propõe uma dinâmica que se abre à participação do público, proporcionando interação em situações da história, músicas e coreografias.
“As Aventuras de Matias” é uma montagem delicada que, por meio de metáforas, apresenta conceitos como o respeito à diversidade, o brincar nas infâncias, a amizade e a preservação ambiental. “Fazemos um convite para que o público embarque nesta brincadeira lúdica e sensorial, recheada por uma diversidade de personagens e ritmos musicais”, finaliza o diretor Tiago Almeida.
SINOPSE – “As Aventuras de Matias” é uma história divertida e musical com personagens que constroem um mundo cheio de fantasias. Durante o banho, Matias transforma sua banheira em uma grande aventura. Cercado por personagens misteriosos, ele terá que descobrir os segredos do fundo do mar. A partir da poesia do Teatro de Bonecos, a peça aborda o universo criativo das infâncias no momento de tomar banho.
Grupo Girino (@grupogirino) é uma companhia de Belo Horizonte que desenvolve projetos culturais, educativos e audiovisuais. Há mais de 16 anos se dedica aos processos e pesquisas nas múltiplas técnicas do Teatro de Bonecos e Animação. Já circulou pelo Brasil e exterior com diversas produções de espetáculos, oficinas, materiais pedagógicos, mostras e festivais. Desde 2012, realiza o FESTIM – Festival de Teatro em Miniatura, a publicação da revista Anima e o Mapeamento do Teatro em Miniatura, se destacando como um dos maiores difusores dessas técnicas.
Descubra mais sobre
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.