Alunos da UniFBV entregam mobiliário urbano para comunidade ribeirinha do Poço da Panela
A falta de mobiliários urbanos para descanso dos moradores ainda é uma realidade muito presente em diversos bairros dos principais centros urbanos, sobretudo em áreas mais carentes. Com a proposta de revalorizar e readequar o uso dos espaços públicos, alunos da disciplina “Atelier de Urbanismo: Território”, da UniFBV Wyden, projetaram um modelo experimental de banco de descanso – com dimensão de três metros – para a comunidade ribeirinha do bairro do Poço da Panela, na zona norte do Recife. Os mobiliários serão entregues à população nesta quarta-feira (dia 25).
O banco de três metros, projetado pelos alunos, é dividido em dois módulos: o primeiro módulo serve para dar suporte a vasos para ervas e hortaliças para uso comunitário, enquanto o segundo módulo foi feito para descanso. Todo o trabalho foi desenvolvido através de análises urbanas e leituras sensíveis da área da comunidade, e contou com a colaboração da ONG Biblioteca do Poço e do grupo de moradores que administram o Jardim Encantado do Poço.
O desenho do mobiliário foi pensado a partir do encontro dos alunos com moradores da comunidade ribeirinha, e com a escuta dos relatos sobre a ausência de mobiliários para descanso no bairro. É a chamada “cartografia afetiva”, feita através da escuta, compreensão do uso e ocupação do lugar. “Ao caminhar sobre o bairro, notamos uma grande diferença no ambiente das áreas nobre e a periferia, pois se trata de um bairro com residências de alto padrão e na outra parte existe uma comunidade de ZEIS”, comenta a aluna Joanna de Barros Costa Rêgo.
“De forma experimental, os bancos foram construídos com materiais de baixo custo, capazes de resistir às mudanças climáticas em áreas externas, para que sirvam de modelo e inspiração para a produção de outros mobiliários”, explica a professora da UniFBV, Jéssica Tardivo, que ministra a disciplina e trouxe essa proposta de trabalho coletivo para os alunos, em formato de pesquisa e extensão neste semestre.
Um dos bancos será instalado próximo à Biblioteca do Poço e outro no Jardim Encantado. No momento da instalação dos mobiliários, os alunos também vão distribuir mudas de hortaliças para a comunidade. A ideia é orientar a população sobre os cuidados com as plantas, para que os próprios moradores possam fazer a manutenção dos vasos de horta comunitária, que serão instalados nos bancos.
Descubra mais sobre
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.