Notícias

Gig Economy – A Revolução no Mundo do Trabalho

Na era contemporânea, uma revolução está transformando o mundo do trabalho, a Gig Economy, também conhecida como freelance economy. Bruno Cunha, especialista em carreira, diz que a Gig Economy é uma mudança fundamental no paradigma do emprego, destacando a crescente preferência por trabalhos temporários, freelancers e contratos independentes.

As motivações por trás dessa mudança, segundo o especialista, incluem o avanço tecnológico, a busca por flexibilidade e autonomia, bem como a valorização da diversificação de experiências profissionais. “No Brasil, destacamos exemplos práticos da Gig Economy, mencionando plataformas digitais como Workana, 99Freelas e GetNinjas, além de aplicativos de transporte como Uber e 99, que oferecem oportunidades para trabalhadores independentes”, explica.

Bruno Cunha diz que as implicações da Gig Economy na gestão da carreira ressaltam a flexibilidade e autonomia que os profissionais ganham ao escolherem projetos e definirem seus próprios horários, além da liberdade que os profissionais têm para escolher projetos, horários e valores, comparando com as restrições do emprego CLT. Os trabalhadores ainda podem participar de diversos projetos, enriquecendo as habilidades e tornando-os mais adaptáveis.

O especialista alerta, porém, que os desafios associados à falta de estabilidade financeira, salário fixo e benefícios tradicionais, podem gerar incertezas econômicas para os trabalhadores independentes e que, o ideal é manter o equilíbrio entre liberdade profissional e segurança financeira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *