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Movimento mundial busca alternativas sustentáveis ao combustível convencional: A ascensão do e-Fuel Chileno

Com os constantes altos e baixos no preço da gasolina, um movimento global vem crescendo em busca de alternativas mais sustentáveis e econômicas ao combustível derivado do petróleo. Um exemplo marcante disso vem do Chile, onde a empresa HIF (Highly Innovative Fuels) desenvolveu o e-Fuel, um promissor substituto para a gasolina convencional.

Incrivelmente, o novo combustível pode ser usado em motores de carros, navios e aviões atuais, sem qualquer necessidade de modificação tecnológica.

e-Fuel: O Processo Inovador de Produção

A gasolina sintética, ou e-Fuel, é uma criação inovadora da HIF. Surpreendentemente, o processo de produção é realizado sem a utilização de petróleo, com o ar e a água como únicas matérias-primas.

Para alcançar isso, a empresa usa eletrolisadores, que dividem a água em oxigênio e hidrogênio através do uso de energia eólica. Em seguida, o dióxido de carbono capturado da atmosfera é filtrado e combinado com o hidrogênio da água para produzir metanol sintético. Esse metanol é então convertido em e-Fuel.

Alternativa ao Petróleo

Embora a produção do combustível seja atualmente considerada cara, ele se apresenta como uma alternativa potencial, pois não depende das oscilações da cotação internacional do petróleo. Com as reservas de combustível fóssil cada vez mais baixas, o e-Fuel pode dar uma sobrevida aos veículos movidos a combustão.

Inclusive, a Fórmula 1 já considera a adoção do e-Fuel em seus carros de corrida a partir de 2025, mantendo a propulsão híbrida de motores atualmente usada, porém com o novo combustível e mais eletrificação.

Benefícios Ambientais e Práticos do e-Fuel

A transição para o e-Fuel é interessante do ponto de vista ambiental, já que ajuda a frear as emissões de carbono e reduzir os impactos das mudanças climáticas.

De acordo com a startup HIF, os postos de gasolina convencionais não precisarão ser alterados, pois os consumidores poderão acessar as bombas existentes e encher seus tanques da maneira tradicional. Além disso, o e-Fuel pode ser transportado globalmente da mesma forma que os combustíveis atuais.

Ambições da HIF para o Futuro

Mesmo com as grandes montadoras focadas no desenvolvimento de carros elétricos, marcas como Volkswagen, Audi e Bosch estão investindo no desenvolvimento de combustíveis sintéticos e neutros em carbono. Recentemente, a Porsche e outras empresas anunciaram um investimento de US$ 260 milhões na produtora chilena.

No final do ano passado, a HIF começou oficialmente a produção do eFuel. Durante a fase piloto, a empresa planeja produzir cerca de 130 mil litros do combustível sintético por ano, enquanto capta mais de 25 milhões de toneladas por ano de CO2 da atmosfera, produzindo cerca de 150 mil barris por dia de e-Fuel.

Para os próximos anos, a meta é aumentar a produção para 55 milhões de litros de eFuel até 2025, chegando a impressionantes 550 milhões de litros até 2027.

A startup escolheu o norte do Chile para iniciar o projeto, devido à presença de ventos fortes durante cerca de 270 dias por ano, permitindo que as turbinas eólicas operem em plena capacidade. A proximidade da fábrica com o Estreito de Magalhães também facilita a exportação do combustível.

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