DestaqueSaúde

Novembro Azul Pet: câncer de próstata também atinge animais de estimação

Como muitas pessoas já sabem, o Novembro Azul é uma campanha anual que chama a atenção para o diagnóstico precoce do câncer de próstata na população masculina. Porém, o que muita gente desconhece é que a enfermidade também acomete os cães e gatos machos. É por isso que existe o Novembro Azul Pet, uma versão da campanha para promover a conscientização dos tutores para a importância dos exames nos pets, especialmente os adultos e idosos, além do papel da castração dos animais.

De acordo com a veterinária Mônica Lima, da Provet Centro Veterinário, clínica situada em Bezerros (PE) e parceira da Vet4all (startup que oferece assistência veterinária 24h de forma online, com qualidade, segurança e valor acessível), a incidência da doença em felinos é extremamente baixa, sem significância estatística, porém em caninos é mais comum, acometendo cerca de 1% dos animais. “Este número vem crescendo juntamente com o aumento da expectativa de vida dos pets, como mostram estudos. O câncer de próstata normalmente acomete cães adultos e idosos, não castrados, sendo mais comum em idosos, a partir dos 9 anos”, informa.

A castração é um dos métodos de prevenção, além de acompanhamento veterinário periódico, principalmente em cães idosos. “A incidência da doença em cães castrados diminui consideravelmente, mas não é incomum. A explicação para a ocorrência em animais castrados é que os mesmos, comprovadamente, vivem mais, e portanto, a idade avançada seria o fator desencadeante da doença nesses casos”, explica a veterinária.

Os principais sinais clínicos que podem indicar a existência do câncer de próstata são perda de peso, anorexia, fraqueza dos membros pélvicos, espasmos dolorosos, defecação difícil e dolorosa, constipação, sangue na urina, micção lenta e dolorosa, dor e desconforto ao urinar, incontinência urinária, edema de membros pélvicos, dores abdominais ou lombares.

O diagnóstico da doença se dá através dos sinais clínicos e exame físico realizado pelo médico veterinário. Dependendo do tamanho do pet pode-se realizar a palpação retal para detecção de alterações anatômicas, além de exames citológicos e histológicos para distinção das afecções. A ultrassonografia abdominal é um exame rápido e fácil de ser realizado que pode fornecer informações importantes para o diagnóstico diferencial da doença. Já o estudo radiográfico é indicado para pesquisa de metástase. “E a tomografia e ressonância magnética podem ser consideradas, se disponíveis, para a avaliação do prognóstico e evolução da doença”, fala Mônica.

Para o tratamento, por ser uma neoplasia altamente agressiva, utiliza-se a terapia sistêmica paliativa. A quimioterapia pode ser uma opção para controlar os sintomas, assim como, a depender do caso, a prostatectomia e radioterapia. O carcinoma prostático (tipo mais comum do câncer de próstata) é altamente agressivo e metastático. “No entanto, ainda pode haver outras doenças na próstata do pet. A incidência das demais afecções é maior que a do câncer de próstata, como a hiperplasia prostática benigna, cistos e abscessos prostáticos, prostatites, entre outras”, alerta a veterinária.

Com a Vet4All o tutor pode usufruir da assistência caso perceba qualquer alteração física ou comportamental, independentemente da idade do animal, além de proporcionar uma melhor qualidade de vida para os pets e prevenir uma série de doenças.

COMUNIDADE – Clínicas, hospitais veterinários e lojas de produtos e serviços para pets interessadas em fazer parte da Comunidade Vet4All podem se cadastrar no https://www.vet4all.com.br/area-do-parceiro. A adesão ao grupo de parceiros da startup é gratuita. Entre as condições para participar, estão oferecer e garantir vantagens e descontos exclusivos, qualidade do produto, do serviço e do atendimento para os clientes Vet4All.

Entre os parceiros em Pernambuco está o Plantão Veterinário 24h e a Provet Centro Veterinário. Os demais podem ser conferidos no site da startup. Em outros estados, já estão credenciados o DOK Hospital Veterinário, tanto no Rio de Janeiro como em Alagoas, e a Clínica Escola de Saúde Uninassau (SP).

Mais informações no site www.vet4all.com.br ou no perfil da plataforma nas mídias sociais: @vet4all.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *