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O melhor cookie do Brasil, Duckbill se destaca no Norte e Nordeste do país

As regiões representam 15% do faturamento total da rede e a expectativa e dobrar esse número até o final deste ano

Em 2016, o professor de educação física, Rafael Naves, inaugurou a primeira unidade da Duckbill Cookies & Coffee, a ideia da rede surgiu logo após o empresário concluir um curso de barista e se apaixonar pelo ramo do café. “Depois de uma viagem para o exterior, passei a me questionar porque não existia uma cafeteria com cookies como carro chefe no Brasil”.

Com isso, ele passou cerca de oito meses em casa testando diversas receitas em busca do cookie perfeito. “Ao todo, foram 42 receitas do mundo todo até chegar na combinação perfeita de sabores, que é o sucesso que temos hoje. Eu defino que a criação da marca surgiu da minha paixão por café com a minha inquietação na cozinha”, comenta.

O empresário investiu em torno de R$ 200 mil para inaugurar a primeira unidade Duckbill em Franca, cidade natal de Naves. Em 2018 a rede se associou ao Grupo 10x, iniciando assim o processo de franchising da marca. “Quando iniciamos o projeto com o Grupo 10x, só possuímos a unidade piloto, mas isso já foi o suficiente para comercialização de mais de 200 unidades”, comenta.

Hoje a Duckbill possui mais de 100 unidades em operação e mais de 80 para inaugurar ainda em 2021. “Estamos presentes em 24 estados mais o Distrito Federal, possuímos um plano de expansão para esse ano de crescimento expressivo dentro da própria rede”, pontua. Hoje cerca de 25% dos franqueados já possuem 2 unidades, “nossa meta é aumentar esse número para 40% e claro, fazer uma seleção rigorosa para entrada de novos investidores”, reforça o CEO da Duckbill.

Dentre as regiões onde a marca está presente, o Norte e o Nordeste chamam atenção com o crescimento gradativo. Hoje a representatividade desses locais chega à 15% do faturamento total da rede, sendo que, a maior concentração de unidades se encontram nas regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul do país. “O nosso projeto de expansão e implantação nas regiões Norte e Nordeste tomou força e nossa expectativa é que essa representatividade dobre até o final deste ano”, comenta Eduardo Silvestre, consultor comercial regional da Duckbill.

A Duckbill possui 13 unidades em operação nas regiões, além das que já estão em processo de implantação. Mesmo seguindo o padrão que uma franquia necessita, a marca percebeu que havia um sentimento de regionalismo e bairrismo bem aguçado nos clientes e uma cultura de consumo diferente de outras metrópoles – como em São Paulo, por exemplo.

Com isso, a equipe de marketing passou a criar ações locais diferenciadas com elementos locais. “Um bom exemplo disso, foi utilizar nosso mascote, o ornitorrinco Bill com chapéu de cangaço e cacto. O engajamento orgânico foi surpreendente”, ponta Eduardo.

A médica Luiza Fleury Figueiredo, de 27 anos, conheceu a Duckbill através das redes sociais e sempre teve interesse em investir em uma cafeteria, ela comenta que foi um investimento que uniu o útil ao agradável. Logo na primeira semana de inauguração, o negócio fez tanto sucesso, que ela teve que repor o estoque com rapidez.

“O mercado de gastronomia está em uma eterna ascensão desde que saibamos nos moldar a ele, principalmente na região Norte, onde temos peculiaridades bem características”, comenta Luiza.

A unidade dela fica em Belém do Pará e com o sucesso, ela já está prestes a inaugurar a sua segunda loja. “O modelo de negócio é atrativo, nossa média de faturamento é de R$75 mil ao mês, com meses em que ultrapassamos esse valor. Temos um bom relacionamento com a franqueadora, que nos dá um ótimo suporte, por isso, já estamos com a nossa segunda unidade quase pronta para inauguração”, pontua.

O sucesso de Luiza, está atrelado no investimento agressivo no ambiente digital, além de ser uma excelente referência no atendimento humanizado da rede. “Essa é uma unidade que está sempre no TOP5 de faturamento geral e TOP3 no faturamento regional, esse foco do empreendedor, faz toda a diferença”, finaliza Eduardo. Para o segundo semestre deste ano, a rede estuda lançar produtos regionais.

 

 

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