Psicólogo fala sobre os cuidados que os pais devem tomar durante o carnaval das crianças com autismo
Com o carnaval se aproximando, os pais de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) podem se preocupar com a mudança de rotina e a sobrecarga sensorial que o evento pode trazer. O diretor clínico do Grupo Ampliar Intervenção Comportamental, Psicólogo e Especialista em Análise do Comportamento, Rodrigo Nery, destaca a importância dos pais/cuidadores terem atenção redobrada ao cuidar dessas crianças durante o período.
Segundo ele, é necessário seguir algumas dicas para garantir a segurança e bem-estar dessas crianças durante o evento e estabelecer rotinas e expectativas claras antes do carnaval. Durante o período, situações de estresse e ansiedade podem surgir devido à multidão e ao barulho. Nesse caso, o psicólogo sugere manter as crianças a sempre à vista e, se necessário, usar protetores auriculares para minimizar o impacto do barulho.
É fundamental levar em conta as necessidades e preferências da criança, como horários de sono e alimentação, e seguir um cronograma de atividades que as atenda.
Sobre o Grupo Ampliar: O Grupo Ampliar Intervenção Comportamental é um local exclusivo para o desenvolvimento de habilidades funcionais de forma mais eficaz. No local, estão reunidos especialistas em psicologia, intervenção baseada na Análise do Comportamento Aplicada (ABA), fonoaudiologia, terapia ocupacional, integração sensorial, psicopedagogia e psicomotricidade relacional, entre outras áreas.
A unidade do Grupo Ampliar fica localizada na Avenida Antônio de Goés, número 617, bairro do Pina, na Zona Sul do Recife.
Descubra mais sobre
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.