Recife ganha este mês nova galeria de artes no bairro do Pina

A Christal Galeria, novo espaço cultural do Recife, abrirá ao público no dia 28 deste mês, no bairro do Pina, Zona Sul da cidade, com a exposição coletiva Identidade Matriz. Explorando o sentido linguístico de identidade como a igualdade de um elemento em relação a ele próprio e matriz como lugar onde alguma coisa se gera ou se cria, a exposição coletiva reúne nomes de artistas – todas mulheres – que atuam no cenário regional e nacional, de Norte a Sul do Brasil, como Regina Silveira e Berna Reale. A artista plástica pernambucana, Teresa Costa Rêgo, falecida em 2020, será a homenageada da exposição, com o trabalho “Auto-Retrato”.

“Apresentaremos marcas e particularidades presentes nas produções selecionadas que passam pelo lugar de fala, gênero, representatividade e engajamento político, temas tão fundamentais na obra e trajetória de Tereza. Seguindo por essa perspectiva, queremos repercutir a visibilidade da expressão feminina no universo das Artes Visuais, trazendo artistas cujas obras dialoguem entre si por suas experiências de protagonistas em suas expressões e territórios do criar”, explica a curadora da galeria, Stella Mendes, que divide o trabalho com o curador Laurindo Pontes.

Stella Mendes é historiadora e gestora cultural e tem passagem pelo MASP (SP), Luciana Brito Galeria (SP), Bolsa de Arte de Porto Alegre (RS) e AM Galeria de Belo Horizonte (MG). Já Laurindo Pontes atua como marchand e produtor cultural e tem no currículo projetos como “Sé 171 Escritório de Arte” e a “Atenarte”, em Olinda. Também foi produtor e curador de exposições como A Arte e Monumental de Mariana Peretti, no Museu Nacional da República em Brasília (2016).

A exposição irá ocupar os 300 metros quadrados de espaços internos e as áreas externas da galeria. Participam as artistas Ana Flávia Mendonça; Badida Campos; Christina Machado; Nathália Ferreira e Ianah (Coletivo de Arte Urbana PixeGirls); Juliana Notari; Laura Melo; Náiade Lins; Priscila Lins e Roberta Guimarães.

Além delas, duas importantes parcerias com galerias de São Paulo selam a relevância da exposição coletiva com nomes imprescindíveis para o tema: com a Luciana Brito Galeria, representando a artista Regina Silveira, nome fundamental na arte conceitual brasileira que exibirá pela primeira vez em Recife; e com Berna Reale (Prêmio Pipa Online 2012), representada pela Nara Roesler Galeria.

GALERIA – A Galeria Christal foi idealizada por Christiana Asfora Cavalcanti, empresária pernambucana, que iniciou seu percurso no colecionismo pela fotografia, passando para pinturas, desenhos e esculturas. A partir da paixão pelas artes, decidiu investir na área, impulsionada pelas possibilidades que esse mercado oferece para a interação com o público, no sentido de promover novos olhares para a educação, a conscientização e envolvimento com questões sociais.

A galeria ocupará um casarão de 1941 que foi totalmente adaptado ao espaço de artes pelo escritório Agra Salazar Arquitetura. A casa conta com dois ambientes que se interligam como áreas expositivas, totalizando 130 m². “A programação da galeria foi pensada para revelar e fortalecer as carreiras de artistas locais e nacionais e vai propor exposições institucionais e experimentais, tecendo um papel de território, onde as artes se manifestam voluntariamente”, comenta a curadora Stella Mendes.

Ainda segundo Stella, o conceito da galeria abarca as diversas manifestações artísticas indo da Arte Contemporânea e suas múltiplas vertentes (pintura, desenho, escultura, fotografia, instalação, performances, arte digital, arte conceitual) até a Arte Moderna. Além disso, terá no acervo e nas exposições obras, artistas, movimentos e coletivos da Arte Urbana e da Arte Popular, permeados por manifestações da música, do teatro e do cinema

A partir de fevereiro, o espaço ganhará o reforço do Christal Café, um café restaurante sob a batuta da chef Maia Deva, com o diferencial da cozinha consciente. “Acreditamos que a responsabilidade com o planeta pode conversar com a alta gastronomia. Pensamos no processo completo da produção de um prato, desde a aquisição dos ingredientes, a preparação, e o descarte do lixo produzido”, afirma a marchand Christiana Asfora.

Serviço:


Christal Galeria

Endereço: Rua Estudante Jeremias Bastos, 266 – Pina, Recife – PE.

Horário: Segunda a sexta, das 10h às 19h; e aos sábados, das 10h às 14h.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *