Bar VIVIX e outros projetos da CasaCor PE apostam na originalidade do uso de vidros e espelhos

A mostra de arquitetura e decoração segue até o dia 05 de dezembro no Shopping Recife

 A elegância, transparência, integração, sofisticação, leveza e ar de contemporaneidade que somente os vidros e espelhos conseguem transmitir é uma forte tendência apreciada em ambientes da CasaCor Pernambuco. A maior mostra de arquitetura e decoração da América Latina tem a sua edição pernambucana inaugurada nesta quinta-feira, 28 de outubro, e segue aberta à visitação do público atendendo a todos os protocolos sanitários até o dia 05 de dezembro, no pavilhão externo do Shopping Center Recife. O tema de 2021 é “A Casa Original”, alinhado com a necessidade de uma pausa em um mundo de excessos, o qual inspirou o time dos mais renomados arquitetos pernambucanos para a criação de espaços mais aconchegantes.

A Vivix Vidros Planos é patrocinadora oficial do evento e, entre os projetos que estão apostando na versatilidade dos vidros e espelhos nesta edição, há lofts, estúdios, lounges, bar, espaço para artesanato popular, entre outros.

 

Bar VIVIX por Carvalheira –O ambiente que já pode ser considerado um dos grandes destaques da CasaCor deste ano é o Bar VIVIX, que será operado pela Carvalheira. Ao chegar na mostra, a casca paramétrica toda fechada em vidro chama logo a atenção dos visitantes, o lugar queridinho do evento para registros fotográficos. No espaço, o arquiteto Jaime Portugal, quem assina o projeto, optou pelo uso de vidros desde a fachada até internamente em revestimentos de paredes, prateleiras e mesas. Ou seja, todo o ambiente é desenhado com o material que proporciona mais transparência, segurança, proteção solar, amplitude, integração, elegância e contemporaneidade ao local. As linhas escolhidas para alcançar os efeitos instagramáveis foram: vidros de proteção solar VIVIX Performa Duo Azul, vidros pintados VIVIX Decora preto e branco, espelhos VIVIX Spelia incolor e cinza, vidros laminados VIVIX Lamina translúcido e também oVIVIX Performa Duo Cinza.

“Tudo que nós fizemos no Bar VIVIX seguiu estritamente as normas da ABNT, as boas práticas de aplicação e de escolhas de materiais tanto externos como internos. Então a ideia de usar o VIVIX Performa Duo Azul, antes de tudo, é que ele é tecnicamente correto para o uso em ambiente externo e também porque nós queríamos que a casca paramétrica fosse uma das protagonistas ao longo do dia, já que a mostra começa à tarde e segue até a noite. Essa casca em vidro vai desde o quase transparente até o azul refletivo quando o sol fica a pino e à noite ela volta ao transparente mostrando o que tem no interior. Já os vidros pintados da linha VIVIX Decora preto e branco, e os espelhos da linha VIVIX Spelia Incolor e Cinza nós escolhemos porque o nosso projeto tem a proposta de ter contraste branco e preto, meio a meio. Então desde o início o nosso conceito foi exaltar a versatilidade e o uso de espelhos e vidros. Quem chegar na CasaCor tem parada obrigatória na frente do nosso ambiente para tirar uma foto, uma selfie. E é um bar! Um ambiente de encontros depois de tanto tempo de isolamento social. É um marco na minha trajetória por ser minha primeira CasaCor e do jeito que eu sempre sonhei, de ser convidado por uma grande parceira que aposta na gente, que deu carta branca para a gente criar. A Vivix nos deu todo suporte técnico e operacional para tirar a ideia do papel e materializar. O resultado e grande diferencial é que o projeto é impactante porque tem uma arquitetura instagramável na fachada e quando entra no bar é 100% tudo feito de espelhos e vidros, mostrando a versatilidade do material”, detalhao arquiteto Jaime Portugal.

 

Memórias por Ana Moura e Ana Higino– O escritório Duas Anas, das arquitetas Ana Moura e Ana Higino, é quem assina o espaço Memórias. As profissionais também apostaram na tendência do uso de vidros e espelhos como revestimento de paredes e divisórias entre ambientes. As linhas escolhidas foram: espelho VIVIX Spelia Incolor e vidro VIVIX Float Incolor.

“O nosso projeto remete a uma mulher bem sucedida, empresária, que adotou o novo jeito de trabalhar e morar. No mesmo espaço ela trabalha, recebe família e amigos, relaxa e no jardim ela lembra da infância na casa da avó, muitas plantas, árvores frutíferas e um bom banho de ‘bica’ para renovar a energia. A aplicação e escolha dos produtos Vivix se deu pela qualidade e por atenderem ao nosso projeto, onde os utilizamos os vidros e espelhos para ampliar os ambientes. Escolhemos o espelho da linha VIVIX Spelia Incolor para revestir as paredes e receberem as obras de arte. Os quadros e obras de arte foram colados respeitando o processo de aplicação sugerido pela Vivix, mantendo a garantia oferecida pelo produto. Para dividirmos a casa do jardim escolhemos o vidro VIVIX Float Incolor temperadoo mesmo proporciona segurança e transparência ao projeto”,resgatam Ana Moura e Ana Higino.

Casa CriativaAssinada pelo escritório Albuquerque Malvim, dosarquitetos Alysson Albuquerquee Rodrigo Malvim, a Casa Criativa reúne o que há de melhor na Arte Popular do Estado. A ideia foi apresentar de maneira instigante o acervo de peças do Centro de Artesanato em parceria com o Sebrae. A caixa na qual a loja se insere foi revestida com piaçava fazendo referência ao tema da mostra, a Casa Original. A proposta foi remeter à casa dos povos originários do Brasil, os índios. Internamente a loja se apresenta de maneira contemporânea, com desenho minimalista e ares de galeria. O ambiente mostra a versatilidade dos vidros utilizando as linhas devidros VIVIX Float Incolor, VIVIX PerformaBronze e VIVIX Spelia Incolorem fechamentos, revestimento de parede e tampo de mesa.

“Por se tratar de uma loja de arte popular a escolha do Vidro VIVIX Float Incolor para as vitrines era uma questão essencial para o correto uso do material a fim de apresentar ao visitante desde sua chegada as peças ali expostas. O VIVIX Spelia Incolor é apresentado revestindo paredes do ambiente proporcionando a sensação de amplitude visual. O VIVIX Performa Bronze serve de tampo para uma mesa de centro na qual são apresentadas algumas das obras expostas com a sofisticação característica do vidro com reflexão bronze. A especificaçãode cada tipo de vidro e espelho leva em consideração o efeito que o material proporciona, nada é por acaso deve ser em todo bom projeto. A parceria com a Vivix é fundamental para a realização do projeto ser um sucesso. Apresentar ao público de CasaCor produtos de qualidade inseridos no contexto real torna a experiência do visitante muito mais rica e prazerosa,ressaltam os arquitetos Albuquerque e Rodrigo Malvim.

Lounge de Entrada– O arquiteto Filipo Madeira assina o projeto do Lounge de Entrada, ambiente que abre a CasaCor. Oespaço está utilizando espelho VIVIX Spelia Cinza, vidros VIVIX Performa Duo Cinza e vidros VIVIX Lamina Translúcido no revestimento parede, prateleiras, caixa suspensa e na bancada retrô-iluminada.

“Na hora de pensar exatamente o projeto eu queria trazer produtos que tivessem uma leitura diferente. Então fiquei apaixonado nessa ideia do vidro com reflexão da linha VIVIX Performa Cinza para a gente colocar como um contorno do nosso bar iluminado. Já como revestimento de paredeutilizamos o espelho VIVIX Spelia Cinza. Eusou de acreditar que espelho também é revestimento quando a gente quer dar o efeito de ampliar. E a gente está não só ampliando, mas duplicando o teto e o sofá que existe no ambiente. Então a ideia fica super complementar. A parceria com a Vivix foi maravilhosa e de suma importância para a realização do projeto. Eu já sou apaixonado na marca e nas possibilidades que nos oferece. Nosso lounge é um espaço fluido, de circulação, de entrada. Então a ideia foi explorar bem as paredes com vidros e os vários efeitos de iluminação que existem”,explica o arquiteto Filipo Madeira.

 

Living Seco–O Living Seco, assinado por Magno Costa e Thaíssa Tenório do escritório Vitru Arquitetos, é um apelo a volta às origens, às moradas rudimentares em rocha, à influência da vegetação xerófila na paisagem do semiárido. O espaço traz esses elementos de forma muito contemporânea, utilizando espelhos da linha VIVIX Spelia Incolor e vidros da linha VIVIX Performa Cinza em revestimentos de paredes, fechamento do jardim de inverno e espelho orgânico.

“Ao escolher vidros da Vivix para o nosso ambiente, a ideia era oferecer além de tecnologia, sofisticação e resistência. As referências a nossa origem são trazidas por uma cartela cromática terrosa no espaço, onde há muitos elementos em lâmina de madeira que são complementados com o que há de mais exclusivo no mobiliário de design nacional e da arte contemporânea. O Living Seco é um ambiente sensorial sobre o novo morar, assim como a vegetação xerófila que perde as folhas como forma de resiliência para voltar mais forte na próxima estação, a humanidade atual se reestrutura aos poucos, buscando viver a casa em sua maior essência. E a parceria com a Vivix é de extrema importância, pois é uma empresa que é super compromissada com a segurança e funcionalidade do projeto, assim como preocupada com o resultado estético que alcançamos”expressam os arquitetos Magno Costa e Thaisa Tenório.

Estar Quies Coral– Os arquitetos Luiz Dubeux e João Vasconcelos, do escritório Dubeux Vasconcelos Arquitetura, assinam o ambiente Estar Quies Coral. Na tradução, “Quies” significa quietude em latim, justamente o que rege todo o conceito do espaço. Os profissionais apostaram na leveza, na transparência e na sensação de acolhimento proporcionadas pelo uso dos vidros, optando pela linha de espelho VIVIX Spelia Incolor e pela linha de vidros VIVIX Lamina Incolor em divisórias, portas da adega e no lavabo.

“No nosso ambiente temos um hall, uma adega e um home office, ou seja, é um espaço multifuncional onde também temos um lavabo e uma grande sala que é de estar e gourmet. Pela paleta de cores, uso de materiais naturais, piso de cimento queimado, cores de baixa saturação, leves, claras e suaves, estamos querendo propor um lugar de quietude e de tranquilidade neste mundo de pós-pandemia onde nós precisamos relaxar, refletir e se sentir acolhidos. A nossa adega, por exemplo, é fechada com um caixilho metálico e o vidro incolor laminado de segurança da linha VIVIX Lamina que preserva a total transparência e garante a segurança, já que é uma mostra com presença de público e precisamos transmitir segurança aos visitantes. O espelho da linha VIVIX Spelia incolor foi aplicado no banheiro por uma questão estética, é um material que se adequa bem à paleta de cores do ambiente que é basicamente verde, e foi aplicado com um LED por trás que solta o espelho da parede. A nossa parceria com a Vivix já vem de longas datas. Nós acreditamos muito na marca e na qualidade de padrão internacional dos produtos”,explicam os arquitetos Luiz Dubeux e João Vasconcelos.

 

Loft Deca –O Loft Deca foi inspirado no conceito contemporâneo de planta aberta com integração, acessibilidade e tecnologia a favor da funcionalidade, versatilidade e sofisticação. O projeto é assinado pelas arquitetas Daniela Pessoa e Fabiola Occeinstein, que optaram pelo uso da linha de espelho VIVIX Spelia Cinza e de vidros da linha VIVIX Performa Cinza no ambiente do banheiro, como divisórias e também no quarto do loft.

“As divisórias existentes nos espaços destinados ao banheiro, são em vidro Vivix Performa Cinza, proporcionando conforto visual e aconchego. A qualidade do componente do vidro nos permite acabamentos diferenciados de acordo com a luminosidade aplicada. Como também o uso do espelho VIVIX Spelia, proporcionando sobriedade e elegância ao espaço. A parceria com a Vivix na CasaCor PE, nos permite ousar nos diversos usos dos produtos apresentados pela empresa, conhecendo e compartilhando toda tecnologia de ponta agregada”,acrescentam as arquitetas Fabiola Occeinstein e Daniela Pessoa.

 

Café Santa Clara –A arquiteta Juliana Djick é quem assina o projeto do Café Santa Clara. Os projetos da profissional sempre utilizam vidros e espelhos e na CasaCor não poderia ser diferente. Ela optou pelas linhas de vidros VIVIX Performa Duo Cinza e vidros VIVIX Incolor para fechamento geral e cobertura da varanda do Café e também para os expositores de alimentos no interior da loja funcional.

“O momento de tomar café é quando pensamos em relaxar e em encontrar pessoas. Então a nossa grande inspiração foi reconectar, estar junto, um do lado do outro, poder abraçar, poder estar perto. Então pensamos em um espaço com mesas grandes e que essas pessoas pudessem estar todas juntas. O destaque do nosso projeto é a varanda que construímos toda fechada com o vidro da linha VIVIX Performa duo, inclusive a cobertura. Para isso, precisávamos de um vidro que tivesse uma tecnologia avançada e fosse refletivo, com proteção solar, que é o caso do VIVIX Performa. Nós temos uma parceria com a Vivix em outros projetos e sempre especificamos o vidro da linha VIVIX Performa duo para coberturas, por esse produto conter uma proteção solar que é quatro vezes maior se comparado a um vidro comum. Então é o casamento perfeito trabalhar com a Vivix também na CasaCor. Já no interior do ambiente, nós utilizamos o vidro VIVIX Float Incolor temperado na bancada para garantir a transparência, já que o nosso Café é funcional e as pessoas precisam enxergar com perfeição os alimentos que estão sendo expostos”, pontuaa arquiteta Juliana Djick.

 

Sala do Viver –A arquiteta Gabriela Pontual é quem assina o ambiente Sala do Viver, o qual utiliza o espelho da linha VIVIX Spelia Incolor para o design de um espelho orgânico e o vidro VIVIX Incolor para a prateleira. Trata-se de uma sala de estar integrada a um espaço gourmet para a convivência de família e amigos em um ambiente com uma composição de diferentes materiais, cores e texturas, criando um espaço fluido, orgânico e aconchegante. O ambiente foi pensado como um lugar de descompressão, para valorização dos prazeres simples da vida. Um espaço para encontros e reencontros, que facilita as conversas e a emoção.

“O espelho VIVIX Spelia entrou na composição do ambiente pela sua nitidez e leveza. Já o vidro VIVIX Incolor foi utilizado na prateleira arco, no fundo da sala do viver. Foi escolhido o incolor por ser um material leve e que permitisse a visualização de toda a composição do nicho em pedra e dos objetos que estão decorando a prateleira. A parceria com a Vivix foi de fundamental importância, desde o acompanhamento para especificação técnica do material até o apoio na execução”,conclui a arquiteta Gabriela Pontual.

 

Lounge Gourmet Copergás –A arquiteta Rafaella Bittencourt é quem assina o ambiente Lounge Gourmet Copergás e optou pelo uso de vidros da linha VIVIX Performa Duo Bronze no fechamento das esquadrias, garantindo o controle de raios ultravioletas no espaço já que esse tipo de vidro tem o diferencial da proteção solar.

“O Lounge Gourmet Copergás proporciona encontros e convivência. A proposta é olhar para o natural, o simples, sem deixar de lado o bom design atemporal, confortável e belo. É um espaço pensado para um resgate do estado de completude e integração”,explica a arquiteta Rafaella Bittencourt.

Sobre a Vivix Vidros Planos –A Vivix Vidros Planos é uma empresa do Grupo Cornélio Brennand e está localizada no município de Goiana, no Estado de Pernambuco. A indústria produz vidros planos destinados a atender aos mercados de construção civil, decoração e moveleiro, com moderna tecnologia e alto padrão de qualidade. Fazem parte do portfólio da empresa os vidros planos incolores e coloridos (VIVIX Colora), laminados (VIVIX Lamina), espelhos (VIVIX Spelia), pintados (VIVIX Decora) e proteção solar (VIVIX Performa). A fábrica da Vivix utiliza uma tecnologia inédita no Brasil, a L.E.M.™ (Low Energy Melter™), a qual permite à empresa ter um processo de produção bastante eficiente do ponto de vista energético. A indústria é uma das poucas de vidros float do mundo a utilizar o método “Mine to Line”, que consiste em controlar a fabricação do vidro a partir da extração das matérias-primas em minas próprias. Para isso, a Vivix possui uma usina de beneficiamento situada no município de Pedras de Fogo, no estado vizinho da Paraíba.

Sobre a CasaCor –Pertencente ao Grupo Abril, a CASACOR reúne, anualmente, arquitetos, decoradores e paisagistas que criam ambientes inspirados por um tema. A ideia da mostra surgiu depois de uma visita à Casa FOA, em Buenos Aires. Em 2021, a CASACOR chegou à sua 35ª edição em São Paulo, com vinte franquias espalhadas pelo Brasil: Alagoas, Bahia, Balneário Camboriú, Brasília, Ceará, Espírito Santo, Franca, Florianópolis, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e São Paulo, e mais seis internacionais: Miami, Bolívia, Chile, Equador, Paraguai e Peru.

SERVIÇO

Local: pavilhão externo do Shopping Center Recife

Data:de 28 de outubro a 05 de dezembro

Horário de funcionamento:

Segunda a sábado – 14h às 22h

Domingos e feriados – 14h às 20h

LOFT-DECA—ARQUITETAS-PE_WalterDias_VIVIXPerforma_VIVIXSpelia

                                                                      BAR VIVIX – JP ARQUITETURA_DenilsonMachado

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *