UniFBV oferece atendimento em nutrição gratuito para população recifense

“Eles me ajudaram muito, foi na hora em que eu estava mais precisando”, comemora a paciente Josilda de Moura, 53 anos, que tem artrite reumatoide e participou do atendimento nutricional individualizado oferecido pelo Centro Universitário UniFBV.

A artrite reumatoide, doença autoimune e crônica, afeta as articulações e, na maioria das vezes, causa inchaço e dor, podendo até no futuro evoluir para a deformidade das áreas afetadas. A doença não tem cura, mas felizmente alguns tratamentos melhoram e retardam as consequências da enfermidade. Josilda de Moura é prova que a alimentação ajudou e melhorou muito suas dores. “Depois de menos de dois meses, eu me senti bem melhor com a alimentação. Eu fiz e ainda estou fazendo a dieta certa. Foi muito bom”, ressalta a paciente.

Além de pessoas com doenças crônicas, como diabetes, hipertensão ou obesidade, atletas do estado também estão sendo atendidos, graças à parceria da universidade com a Secretaria do Esporte.

Um desses atletas beneficiados foi Josué Kimura, 17 anos, esportista da seleção estadual e nacional de karatê, que teve um aumento em seu rendimento nas atividades. “Devido ao aconselhamento de como devo me portar nas refeições, meu condicionamento melhorou muito”, diz. Em relação ao atendimento, Josué avalia como positivo. “Acho que foi ótimo, quando falei com o nutricionista ele me indicou o processo e isso me ajudou bastante no meu rendimento”, comenta o esportista.

O atendimento gratuito é feito por alunas do curso de graduação de nutrição com orientação da nutricionista preceptora da clínica de nutrição do Centro Universitário UniFBV, Márcia Rodrigues. Com o número reduzido de estudantes presenciais na clínica, houve diminuição na quantidade de pessoas atendidas: por dia são atendidos seis pacientes, de criança a idoso, que dá em média 24 pacientes por semana. Com um mês, há o atendimento de retorno. “Fazemos uma avaliação que vai da anamnese, um processo análogo a uma entrevista sobre saúde com o paciente, até a avaliação de medidas. Com isso, prescrevemos uma dieta específica para cada necessidade seja um portador de doença crônica, seja o caso de um atleta. Com esse trabalho individualizado, conseguimos melhores resultados”, explica Márcia Rodrigues.

O atendimento nutricional personalizado é gratuito e acontece de segunda à quinta-feira, nos horários entre 13h30 e 14h30 ou 14h30 e 15h30. O atendimento é aberto para o público em geral, bastando se cadastrar no link go.wyden.to/marcacaoconsulta. Todas as informações necessárias estão no link e devem ser preenchidas para que o atendimento seja marcado. Mais informações pelo telefone: (81) 98715-0797.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *