Universidades do Ceará e do Tocantins vencem a final nacional da Huawei ICT Competition 2022
A Universidade Estadual do Ceará (UECE), a Universidade Federal do Tocantins (UFT) e o Instituto Federal do Tocantins (IFTO) foram os grandes vencedores da final brasileira da ICT Competition 2022, competição que a Huawei, multinacional líder em infraestrutura para Tecnologia da Informação e da Comunicação (TIC) e dispositivos inteligentes, promoveu nos dias 27, 28 e 29 de dezembro, em São Paulo.
O encontro reuniu professores e estudantes de 13 equipes e 12 instituições finalistas que participaram de três dias intensos de atividades, com provas escritas, palestras, visitas ao Centro de Distribuição 5G da Huawei (localizado em Sorocaba), além de muita confraternização, troca de experiências e de conhecimentos. Na premiação, ocorrida dia 28 de dezembro, em São Paulo, estiveram presentes representantes de empresas de tecnologia, líderes do setor público e de instituições de ensino superior de diferentes regiões do Brasil.
Logo na abertura, Atilio Rulli, vice-presidente de Relações Públicas da Huawei América Latina e Caribe, enfatizou a importância da parceria da Huawei com o Ministério da Educação para promover a formação em TIC em um mercado de trabalho em franca expansão. “Este ano a competição contou com 97 instituições inscritas, um crescimento de 130% em relação à última edição. Foi o maior número global, superando até mesmo as inscrições da China”, disse o executivo. “O sucesso desta edição só foi possível graças à colaboração junto ao Ministério da Educação. Com a plataforma MEC Place disponibilizamos o ICT Academy para um número maior de universidades, aumentando as redes de parceiros e levando inovação para um número ainda maior de estudantes”.
“A ICT Competition visa promover a capacitação profissional na área de TIC e o desenvolvimento de novos talentos que podem exercitar habilidades técnicas e competências mais horizontais como empreendedorismo, soft skills, capacidades analíticas e espírito de equipe”, completou Victor Montenegro, gerente de Ecossistema e de Talento Brasileiro da Huawei.
Os times vencedores representarão o Brasil na etapa latino-americana a ser realizada no início de 2023. “As equipes brasileiras disputam de igual para igual com as de outros países do continente e têm muitas chances de ganhar”, disse Montenegro. “Quem vencer segue para a fase global, disputada com equipes dos cinco continentes, na China”, informou.
Descubra mais sobre
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.