DestaqueDirija Auto

Vendas de veículos caem em abril de 2023, mas governo promete medidas para impulsionar o setor

Em abril de 2023, as vendas de automóveis e comerciais leves totalizaram 151.721 unidades, queda de 18,68% em relação a abril de 2022. No acumulado do ano, foram vendidas 588.509 unidades, representando uma variação de -15,17% em relação ao mesmo período do ano anterior.

A FENABRAVE aguarda a publicação das medidas do governo para aumento das vendas de carros zero quilômetro. A federação apoia um programa voltado às pessoas físicas afetadas pela pandemia, que foram retiradas da base de consumo devido à perda de poder de compra. Espera-se que o projeto expanda a base de consumo, repassando a redução tributária obtida pelas montadoras aos consumidores e ampliando o crédito.

A entidade afirma que a comercialização dos veículos deve ser realizada exclusivamente pelas concessionárias, garantindo que o benefício fiscal chegue ao consumidor final. As concessionárias estão se preparando para atender a essa nova demanda e receber reservas dos consumidores.

A FENABRAVE destaca o papel das concessionárias, que empregam mais de 310.000 pessoas e respondem por 5,13% do PIB nacional. A redução de preços permitida pela diminuição do IPI e PIS/COFINS beneficiará a população brasileira, impulsionando a renovação da frota nacional e contribuindo para a modernização tecnológica, segurança no trânsito e descarbonização ambiental.

A expectativa é que o esforço do governo federal potencialize o acesso aos carros zero quilômetro, beneficiando os consumidores finais. Resta aguardar a publicação das medidas governamentais, que serão decisivas para definir o futuro das vendas de veículos no país.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *