Camila Bittencourt aposta em ambiente contemporâneo no Loft do Colecionador na CASACOR PE

Obras de arte de artistas  e mobiliário assinado trazem personalidade marcante ao ambiente

Um ambiente com alma cosmopolita valorizado pelo design e pela arte, assim é o Loft do Colecionador criado pela arquiteta Camila Bittencourt para a CASACOR Pernambuco 2021. O Loft do Colecionador poderá ser visitado pelo público na mostra de decoração, que acontece no Pavilhão Externo do Shopping Recife, de 29 de outubro a 05 de dezembro.

O Loft do Colecionador é o lugar onde o amante de arte e do design se conecta com suas referências. A persona fictícia de inspiração para a criação do ambiente, dentro da temática  da mostra –  Casa Original – , é um colecionador que aprecia e investe em obras de arte e objetos pontuais relacionados às suas raízes e à sua essência. “Pensei em uma pessoa que coleciona criteriosamente objetos que reverenciam o bom design e procurei refletir  a personalidade desse morador imaginário: suas memórias, suas vivências, suas histórias”, explica a arquiteta.

“Criamos um ambiente limpo, sem excessos, que traz uma coleção importante de peças de artistas contemporâneos. Acredito que o morar pós pandêmico é voltado principalmente ao bem estar, mas sem esquecer também da importância da apreciação da arte e do design”, aponta Camila Bittencourt. Assim, o ambiente traz, de maneira pontual, peças de artesanato, peças de coleções da própria arquiteta e obras de arte de artistas como José Patrício, Derlon, Paulo Burscky,  Alice Vinagre e Mariannita Luzzati.

No mobiliário, peças de design mid-century modern, que foi produzido entre os anos 40 e 60 do século XX. Destaque para a poltrona Mole, de Sergio Rodrigues, uma peça icônica que colaborou para a projeção do design brasileiro no mercado internacional, a poltrona Beg, criada por Sergio Rodrigues originalmente para a mesa de reuniões do Banco do Estado da Guanabara, em 1967, e a cadeira Lúcio Costa, criada também por Sérgio Rodrigues, em 1956, em homenagem ao arquiteto e urbanista Lúcio Costa, reconhecido mundialmente pelo projeto do Plano Piloto de Brasília. Do designer Ricardo Fasanello há a poltrona giratória Gaivota, criada em 1971. E fugindo um pouco do mid century, uma escrivaninha e uma mesa de centro da designer Maria Cândida Machado.

O projeto do Loft do Colecionador foi pensado com o mínimo de impacto ambiental possível. “Utilizei elementos que receberão novos usos após a mostra. Outro aspecto no mesmo tema foi a escolha do pórtico que delimita os ambientes. Confeccionado a partir de garrafas pet recicladas, esse material da D’Linea tem textura de madeira natural e fica super legal para ser usado em painéis”, revela Camila Bittencourt. Ainda na ambientação, destaque também para a paleta de cores. Para o teto e nas paredes, a Tintas Coral desenvolveu, a pedido da arquiteta, uma textura de cimento queimado com um leve tom azul, que remetesse ao azul do céu. Na cama de casal, destaque para cabeceira side by side (de canto a canto) em capitonê preto e branco, no piso um grande tapete em azul índigo abraça todo o espaço.

 

Para o ambiente Loft do Colecionador na CASACOR Pernambuco 2021, a arquiteta Camila Bittencourt contou com as parcerias da Target Engenharia, que executou a obra, a Itálica Casa, que forneceu todo o mobiliário de design assinado, a galeria Amparo 60, Studio Lamp, D´Linea e Espaço Casa.

 

Camila Bittencourt Arquitetura

+55 (81) 98289-2525

Instagram: @camibittencourt.arq

Facebook: https://www.facebook.com/Camila-Bittencourt-Arquitetura-2076319699130

Serviço CASACOR Pernambuco 2021

Período: De 29 de outubro até 5 de dezembro de 2021

Local: Pavilhão externo do Shopping Recife – Rua Padre Carapuceiro, 777

Horário: de segunda a sábado: das 14h às 22h. Aos domingos e feriados: das 14h às 20h

Fotos: Gleyson Ramos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *