Campanha da Rota do Mar valoriza liderança feminina da empresa


“Quem toca nosso barco?” divulga a história das mulheres que ocupam maioria dos cargos de liderança da maior produtora de confecções de Pernambuco

 Crédito as fotos: Larissa Dare

 “Quem toca nosso barco?” é nome da nova campanha que a Rota do Mar está lançando hoje (23) nas suas redes sociais para valorizar ainda mais a sua força motriz: os colaboradores. A maioria das lideranças da maior empresa de confecções de Pernambuco é formada por mulheres. Dos 30 cargos de liderança, 20 são ocupados por mulheres (67%) e os demais (33%) por homens. A empresa hoje conta com 407 colaboradores, dos quais 185 são mulheres. A campanha faz alusão ao Dia internacional contra a Exploração da Mulher, instituído pela ONU e celebrado mundialmente no dia 25 de outubro. A data é dedicada à reflexão sobre as desigualdades e discriminações de gênero.

De acordo com o Ministério da Economia, em levantamento sobre os cargos de liderança nas empresas, as mulheres detêm 42,4% das funções de gerência, 13,9% de diretoria e 27,3% de superintendência. Quanto mais alto o nível dentro de uma companhia, menos elas estão presentes. Na Rota do Mar, elas ocupam cargos de presidência, direção, gerência, subgerência e coordenação. Como é o caso de Ana Carolina, que é a coordenadora de corte da empresa com apenas 20 anos. “Podemos ser o que quisermos e tudo depende do valor que damos aos nossos esforços e sonhos. O que digo para outras mulheres: faça acontecer! Não espere para amanhã, faça hoje. Você não faz ideia do quão longe pode chegar e tudo começa quando você tenta. Se fizer tudo com amor e lealdade você pode ir muito longe”, declarou.

Já Renata Balbino, subgerente de lojas, ressalta a questão da busca da perfeição. “Podemos errar, sim, temos defeitos, mas não precisamos dar conta sempre de tudo. Afinal quem dá? Mulheres devem inspirar, liderar, mostrar que são verdadeiras heroínas, não das histórias em quadrinhos, mas da vida real. O fato de sermos mães, donas de casa, esposas, filhas muitas vezes nos sobrecarrega. Porém, isso não pode nos impedir e nem limitar as conquistas em qualquer área de nossas vidas. Que as adversidades da vida sejam nosso combustível para vencer e alcançar nossos objetivos”, ressalta.

Para Marta Ramos, sócia-fundadora e presidenta da Rota do Mar, ter maioria feminina na liderança da Rota do Mar é motivo de orgulho e uma conquista feita a partir de um olhar atento para a potência que tem o feminino. “Ser líder, enquanto mulher, em um ambiente corporativo é um verdadeiro desafio. Quantas vezes somos colocadas em pequenas caixas? Podemos nos conformar em ser apenas o que nos ensinaram historicamente a ser? E essa campanha é para que as nossas e todas as mulheres lembrem que podem ser o que elas quiserem e estar onde elas desejarem”, comenta.

Ao longo dos seus quase 24 anos de mercado, a empresa deu espaço naturalmente as mulheres para ocuparam o lugar que quisessem, pois acredita que um mundo melhor vai ser construído através das mãos femininas. “Estimulamos esse protagonismo naturalmente e ficamos felizes em saber que elas estão em maioria nos nossos cargos de liderança. Essa série de retratos vai servir para dar rosto e enaltecer o coração pulsante da nossa indústria. Elas são os nossos braços fortes e o nosso olhar para o mundo”, declara Arnaldo Xavier, presidente da empresa.

A campanha “Quem toca nosso barco?” foi idealizada e produzida pelos Departamentos de Marketing e Endomarketing da Rota do Mar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *