Memórias afetivas e multifuncionalidade na Casa Relicário de Alysson Albuquerque e Rodrigo Malvim no RioMar Casa

 

Nunca o lar teve tanto protagonismo. Desde que as pessoas passaram a experienciar o mundo muito mais dentro do que fora de casa, a necessidade do bem estar, do conforto e do aconchego no morar nunca foi tão intensa. Bebendo da fonte das necessidades funcionais e afetivas, os arquitetos Alysson Albuquerque e Rodrigo Malvim participam da mostra de decoração RioMar Casa 2021, que acontece no RioMar Shopping de 26 de agosto a 26 de setembro, apresentando o ambiente Casa Relicário. “Relicário, no nosso entendimento, é o local de guardar memórias. Apostamos na memória afetiva, no aconchego, na arte e na multifuncionalidade para criar a Casa Relicário com um toque de brasilidade, uma vez  que o tema da mostra nesta edição é A Casa Brasileira”, revela a dupla de arquitetos Alysson Albuquerque e Rodrigo Malvim.

Com 65 m2, a Casa Relicário é o primeiro ambiente da mostra RioMar Casa. O ambiente traz o olhar dos arquitetos para o morar no momento em que vivemos e propõe a multifuncionalidade com charme e acolhimento. O aconchego aparece na paleta de cores terrosas presentes na infraestrutura da casa. “A casa tem paredes com cores complementares que se sobrepõem, formando painéis emoldurados  com iluminação indireta que traz aconchego”, explica Alysson Albuquerque.  O mobiliário segue uma linha leve e contemporânea com peças em madeira, tecidos em tons neutros – como um sofá branco presente na sala – e o uso couro que aparece em poltronas e na cabeceira da cama desenhada pela dupla. As tramas aparecem nos tapetes que abraçam o ambiente e reforçam o tom intimista e acolhedor proposto para o espaço.

A Casa Relicário propõe um morar prático, no qual o espaço gourmet aparece integrado às salas – desejo quase unânime para receber os amigos em casa – e a estação de trabalho é incorporada ao dormitório, agregando novos usos aos espaços. Alysson Albuquerque e Rodrigo Malvim também trazem uma estante/roupeiro com desenho autoral, que deve entrar em linha de produção para comercialização. “A peça está instalada no quarto mas possibilita múltiplos usos podendo ocupar outros ambientes da casa”, explica Alysson Albuquerque.

Como é característico dos projetos de ambientação de Alysson Albuquerque e Rodrigo Malvim, a arte e o trabalho artesanal aparecem em obras de Delson Uchoa, Sebastião Pedrosa, Rodrigo Braga, Fernando Augusto, como também em peças do artista alagoano Nem. “A arte sempre ocupa  lugar de destaque em nossos projetos. O ambiente reúne o que gostamos, um jeito prático e descomplicado de habitar os espaços com aconchego e bossa”, conta Rodrigo Malvim.

Nesta mostra, o escritório Albuquerque + Malvim Arquitetura conta com o apoio dos parceiros Allumé, Arte Plural, Auge Eletro, Casapronta, Cia das Persianas, Arbor, De Bacco, Deccori, Eccoating, Amparo 60, Obra Tranquila, Ortobom, Real Persianas, Sanvidro, Sierra, Steel Artefacto, Villa Garden, Vivix e Iquine. O escritório Albuquerque + Malvim  desenvolve projetos residenciais e comerciais, e vem ganhando notoriedade com projetos de destaque na cidade do Recife.

Foto: Marcelo Marona

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *