Rádio Clube será Patrimônio Cultural Imaterial do Recife

A Câmara Municipal do Recife aprovou o Projeto de Lei que torna a Rádio Clube um Patrimônio Cultural Imaterial do Recife. O PL 141/2019 é de  autoria do vereador Chico Kiko (PP) e agora segue para a sanção do prefeito João Campos (PSB).

Considerada a primeira Rádio do Brasil, a Clube AM 720 do Recife, idealizada e comandada pelo radiotelegrafista Antônio Joaquim Pereira realizou a primeira transmissão em um estúdio improvisado na Ponte d’Uchoa, no dia 6 de abril de 1919. Em 1920, sob a direção de Oscar Moreira Pinto, ganhou uma sede oficial na Avenida Cruz Cabugá, no Bairro de Santo Amaro. Em fevereiro de 1923, aumentou a abrangência para toda a cidade do Recife. O maestro Nelson Ferreira assumiu a direção da rádio em 1934. E em 1950, foi inaugurado o primeiro auditório com capacidade para 200 pessoas.

Na Câmara Municipal, o projeto de lei que declara a Rádio Clube Patrimônio Cultural Imaterial do Recife recebeu pareceres pela aprovação das Comissões de Educação, Cultura, Turismo e Esportes e Legislação e Justiça e votos favoráveis de todos os vereadores da casa. Em 2019, a Rádio Clube completou cem anos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *