Comemoração dos 40 anos da rede de supermercados Arco-Mix

Com a inauguração prevista para novembro de sua vigésima loja física, no município de Ipojuca, serão dezessete lojas de varejo, três de atacado e loja virtual (e-commerce)

 Neste mês de setembro, a rede empresarial pernambucana Arco-Mix completa quatro décadas de atuação no ramo varejista. Deste total, doze anos também operando no segmento de atacado, com a marca Arco-Vita, que irá ganhar sua terceira unidade ainda este ano: a mais nova unidade da rede está em fase final de construção e será localizada em Nossa Senhora do Ó, em Ipojuca, com inauguração estimada para novembro.

As origens desta história bem-sucedida de empreendedorismo remontam a um período um pouco anterior ao início oficial da primeira loja, aberta em 1981. E tudo começou de uma forma bem singela e inusitada, no ano de 1964, na janela de uma casa simples no município do Cabo de Santo Agostinho.

Os fundadores do Arco-Mix foram o casal Armínio Guilherme dos Santos e Antônia Santos (in memorian). Seu Armínio e dona Antônia, ambos pernambucanos pertencentes a famílias humildes, se conheceram ainda bastante jovens em uma festa na comunidade onde moravam. Desse encontro casual, não demorou para o matrimônio acontecer e o casal recém-formado foi começar a vida a dois nas terras da antiga Usina Santo Inácio, no Cabo de Santo Agostinho.

Enquanto Armínio trabalhava duro na caldeira da usina, Antônia teve a ideia de transformar a janela da sua casa em uma pequena banca para vender alimentos e produtos de perfumaria. Os vizinhos logo se tornaram fregueses assíduos. E, com o passar do tempo, a clientela foi rapidamente aumentando, assim como a vontade do casal de ir mais longe.

Testemunhando o esforço diário do marido e preocupada com os problemas de saúde dele em decorrência do trabalho desgastante na usina, Antônia o incentivou a pedir demissão do emprego e encarar um novo desafio. Armínio topou e, com o dinheiro da sua indenização, eles adquiriram um box no Mercado Público do Cabo.

O negócio se mostrou bastante promissor e não parava de crescer. Entusiasmados, o casal de empreendedores mostrou ousadia e foi adquirindo novos boxes. Um deles, inclusive, com foco na venda de produtos em atacado para usinas e engenhos.

Os filhos do casal foram todos criados dentro do mercado público. Estudavam pela manhã e faziam a lição de casa em pleno box e, ali mesmo, permaneciam para ajudar os pais nas vendas e entregas até o final do expediente. Desse modo, o casal criou seus oito filhos, preparando-os para os futuros desafios.

Já com a participação dos filhos mais velhos, Edivaldo (21 anos), Eduardo (20) e Bartolomeu (19), não demorou muito para o primeiro grande passo: a inauguração, em 1981, da primeira loja da rede, situada em uma rua bem movimentada, no centro do Cabo, perto das paradas de ônibus e de trem, onde antes havia funcionado a padaria e lanchonete Arco-Íris. A unidade pioneira possuía apenas três caixas, uma estrutura bastante modesta, poucos funcionários e toda a família de seu Armínio e dona Antônia envolvida na organização, no abastecimento e no funcionamento do pequeno comércio.

 

PRINCÍPIOS – O caso de sucesso do grupo Arco-Mix pode ser considerado uma daquelas raras e valiosas trajetórias de sucesso em se tratando de empresa familiar que combinam empreendedorismo, visão, família, fé, coragem e muito trabalho.

Assim, daquele começo humilde e de muita superação, a venda improvisada que funcionava a partir da janela de uma modesta residência foi, ano a ano, crescendo, ganhando força e destacando-se pelo sortimento e qualidade de produtos e, principalmente, pelo zelo no tratamento especial aos clientes.

Neste contexto de evolução constante, novas lojas foram sendo inauguradas, sempre seguindo a mesma filosofia de oferecer uma excelente experiência de compra aos clientes, com inovação contínua, porém conservando o atendimento caloroso que até hoje é um traço marcante da cultura organizacional do grupo, o chamado “Jeito Arco-Mix de Ser”.

Ao completar 40 anos de história, a rede contabiliza 17 lojas de varejo Arco-Mix, 03 lojas de atacado Arco-Vita e loja virtual (e-commerce), já incluindo nesta relação a nova unidade em Ipojuca, que se encontra em fase final de construção e treinamento dos novos colaboradores, com inauguração prevista para o próximo mês de novembro. As vinte unidades da rede Arco-Mix estão distribuídas por diversas localidades da Região Metropolitana do Recife.
A vigésima loja do grupo gerou mais de 250 empregos, sendo 170 diretos. Foram mais de 520 candidatos às vagas de emprego oferecidas.

O processo de contratação, integração e treinamento dos 170 novos colaboradores já está em sua fase de conclusão. Hoje o grupo Arco-Mix possui em torno de dois mil colaboradores, que trabalham unidos no propósito de prestar os melhores serviços aos clientes e à sociedade em geral.

Uma parceria sólida com mais de trezentos fornecedores viabiliza a oferta de um amplo mix de produtos de qualidade, comercializados a preço justo para os clientes.

Fiéis aos ensinamentos dos fundadores, a segunda geração da família, que atualmente comanda a gestão dos negócios, compartilha com os colaboradores do grupo a visão e os valores essenciais da organização: valorização dos clientes (internos e externos) e dos fornecedores, espiritualidade, família, ética e resultado.

Desde os primeiros anos de atuação, ainda na época dos boxes no mercado público do Cabo de Santo Agostinho, as ações solidárias já eram uma marca intrínseca dos fundadores da empresa e se manifestavam das mais diversas formas, sempre com foco nas comunidades próximas: de visitas fraternas a pessoas enfermas internadas em hospitais a ações de suporte emocional e financeiro às famílias mais carentes. Atitudes efetivas e gratificantes que fizeram e fazem até hoje toda a diferença.

Valores que permanecem muito fortes na cultura da empresa e que continuam sendo traduzidos em ações práticas de solidariedade, a exemplo da “Gincana do Bem”, que em vinte anos já arrecadou mais de 500 toneladas de alimentos, beneficiando milhares de famílias e instituições de caridade. Outro projeto de sucesso é o “Troco Solidário”, que em apenas dois anos já arrecadou mais de R$ 1,5 milhão, destinados integralmente ao Hospital de Câncer de Pernambuco. Outra ação, o “Pão Solidário” já arrecadou, em cinco anos, R$ 374 mil, tendo como principal beneficiado o hospital do IMIP, no Recife.

Esses são os pilares do grupo Arco-Mix, que agora completa quarenta anos de existência. Uma empresa familiar, ética, cristã, solidária e moderna, em permanente processo de atualização. Uma empresa que procura se integrar às comunidades onde atua. E que estimula seu time a compartilhar desta consciência cidadã para praticar a solidariedade dentro e fora do ambiente de trabalho.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *